Seguidores

Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2011

ENSINANDO AS CRIANÇAS PERMANECEREM EM CRISTO

ENSINANDO AS CRIANÇAS PERMANECEREM EM CRISTO


João 15.1-12

O Ramo Cortado

Preparação: Quebre um ramo de uma árvore frutífera. (Esta lição foi preparada para falar de uma laranjeira, mas pode usar qualquer árvore. Mudando as descrições) Se possível, escolha um ramo com folhas. Não faz mal se as folhas murcharem. Leve o ramo a classe numa sacola de compras.


-Tenho uma coisa nesta sacola. É muito interessante. É fria e fresca. É redonda e amarela. É gostosa quando saboreada sozinha e fica ainda mais gostosa se for usada num bolo. Vocês sabem o que é? (deixem as crianças tentarem acertar) .
É isso mesmo, é uma laranja. (Tire o ramo murcho da sacola).
Olhe, não é exatamente uma laranja ainda, mas vai ser.
Cortei este ramo da laranjeira e vou deixá-lo aqui em nossa sala para observarmos uma linda laranja crescer nele. Não vai demorar muito para podermos apanhar uma laranja madura e saborear. Nem posso esperar...(as crianças podem levantar a objeção de que o ramo não vai produzir fruto. Se não fizerem isso, arranje antecipadamente um assistente para fazer esta afirmação).
Havia laranjas neste ramo o ano passado. Por que não vai haver este ano? Vocês estão querendo dizer que ele tem de estar preso à árvore para produzir fruto? Então, para que serve este ramo? Se não vai nunca produzir fruto, acho que posso jogá-lo fora. (Jogue o ramo na lata de lixo)

*Jesus nos Ensina Sobre a Videira e os Ramos

Em João 15, Jesus diz:”Eu sou a videira, vós (os salvos) os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (v.5) Jesus quer dizer que Ele é a fonte da vida e do vigor para o salvo. No v.1 Ele diz...(veja João 15.1). Deus Pai é o agricultor – a Pessoa que cuida da planta o lavrador. Muitos ramos crescem na videira, representando os salvos .

*O Agricultor Quer Fruto

O que o agricultor quer dos ramos mais que tudo é o seu fruto. Seu trabalho é fazer todo o possível para a planta, a fim de ter bom fruto dos ramos.
Como um agricultor, Deus quer que Seus filhos produzam fruto. Não laranjas ou pêras. Deus procura três tipos diferentes de “frutos”.
Um tipo de fruto que Deus quer são boas obras (Efésios 2.10).
Você pode pensar em maneiras de trabalhar para o Senhor? (Obedecer aos pais, ajudar um vizinho, e assim por diante). Ele espera que Seus filhos O sirvam porque O amam. O que você está fazendo para o Senhor?
Outro tipo de fruto que Deus quer ver é uma boa atitude. O “fruto do Espírito” é descrito em Gálatas 5.22,23 (Leia). Os outros vêem sinais dessas qualidades na sua vida?
Um tipo muito especial de fruto que Deus quer de Seus filhos é ganhar almas para Cristo.
O ramo da laranjeira vai produzir laranjas quando a seiva (a vida) da laranjeira passar por ele por intermédio dela. O salvo que compartilha as boas novas do Evangelho vai produzir outros salvos quando a ida do Senhor passar por ele. Você está compartilhando a Palavra de Deus com outros, para que eles conheçam o Senhor? (Atos 1.8/ 2 Corintios 5.20) .

*Como Podemos Produzir fruto?


Só há um meio para os salvos produzirem fruto. Jesus diz que temos de “permanecer” n'Ele. O que significa permanecer em Jesus? (escreva palavras-chaves na lousa ou cartaz enquanto discutem as mesmas) .
Significa em primeiro lugar que você deve CRER EM JESUS como seu Salvador do pecado (Atos 16.31);
Você deve querer OBEDECER AOS SEUS MANDAMENTOS porque O ama (João 15.10);
Como salvo, você deve CONFESSAR OS SEUS PECADOS para que ainda fique entre você e Ele (Salmo 66.18/ 1 João 1.9);
Você deve BUSCAR A AJUDA DELE dia a dia, em todas as circunstâncias, confiando n'Ele para guiá-lo e trabalhar por seu intermédio para produzir fruto ( Provérbios 3.5,6);
Nem todo salvo faz todas essas coisas. Alguns que afirmam ser cristãonunca aceitaram verdadeiramente a Jesus como seu Salvador, mas não obedecem aos seus mandamentos; não estão dispostos a desistir de certos pecados.
Esses”ramos” produzirão fruto um dia?
Jesus diz: ”Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim” (João 15.4). Estes cristãos são como o ramo da laranjeira que jogamos fora. Não estão produzindo fruto. A não ser que permitam que o Senhor viva neles, não poderão produzir obras dignas diante de Deus (1 Coríntios 3.15). Jesus diz: “Sem mim nada podeis fazer” (João 15.5,6).

*Como o Agricultor Cuida dos ramos?
O que o agricultor faz com o ramos que permanecem na videira e produzem fruto? Jesus disse: “Todo o que dá fruto, limpa, para que produza mais fruto ainda” João 15.2b). Deus Pai, nosso agricultor, nos ama muito; Ele quer apenas o que for absolutamente melhor para nós. Não quer que apenas produzamos pouco fruto, ou mesmo algum fruto – mas quer que produzamos “muito” fruto. Então Ele faz então uma poda cuidadosa em nossa vida – talvez precisemos deixar de enganar ou mentir. Quando mais pecados permitirmos que Deus “corte” de nossas vidas, tanto mais frutos produziremos para Ele.O agricultor, algumas vezes, corta também as pontas boas, porque sabe que cortando o ramo desse modo, ele poderá crescer melhor e mais forte. Deus faz o mesmo com os salvos. Algumas vezes Ele tira algo de nós que parece bom. Ele não faz isto para magoar-nos, mas o faz porque quer que cresçamos mais e nos tornemos mais fortes. Vocês talvez cante, desenhe ou seja bom nos esportes ou nos estudos. Você se esforça para usar o seu talento para Deus. Mas, não ganha o prêmio, nem obtém a melhor classificação ou não tira dez no boletim. Vai continuar fazendo o seu melhor para se aperfeiçoar e permitir que Deus desenvolva suas habilidades para os propósitos d'Ele? Confie em Deus Pai para que tudo colabore para seu bem (Romanos 8.28,32).

*Recompensas por Permanecer

Jesus faz uma promessa aos que permanecem n'Ele. Ele diz que “se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e vos será feito” (João 15.7). Quando permanecemos em Cristo e quando a Sua Palavra permanece em nós, ou vive em nós, começamos a querer as mesmas coisas que Deus quer. Visto que estamos pedindo as mesmas coisas que Deus quer, podemos saber que receberemos o que pedimos (Salmo 37.4). Jesus usou o exemplo da videira e dos ramos por um razão especial.
Ele disse: “Tenho-vos dito estas cousas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo” (João 15.11). Todos queremos ser felizes, não é? Jesus diz que o meio de experimentar a Sua alegria é permanecer n'Ele.

*Que tipo de Ramo você é?

Você está permanecendo em Cristo (recapitule as palavras-chaves antes).
Se estas coisas se aplicarem a você, vai produzir muito fruto – faça boas obras para Ele, mostre o fruto do Espírito em sua vida e Deus poderá usá-lo para ganhar almas para Ele. De quem será a glória? De Deus. “Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito Fruto; e assim vos tornareis meus discípulos” ( João 15.8). Quando você produz muito fruto, Deus é honrado e você mostra que é um verdadeiro seguidor de Jesus.
http://fabriciodaniela.blogspot.com

1 comentários:

RoseCabeleireira @.com disse...

muito lindo amei se Pudece ficaria a noite toda olhando ,,kkk mas preciso dormir um pouquinho . Mas sempre agradeço a Deus por sua vida e seu trabalho maravilhoso continue sempre DEUS voz recompensará tenha certeza disso , sou sua fã glória a DEUS por ter pessoas assim na minha vida. á nunca esqueço de agradecer por quem inventou a nét é uma benção mesmo bjãoooo no seu coração

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...