x_bef1461

Seguidores

Páginas

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Como ensinar as crianças orar.


Como ensinar as crianças a orar.


Segundo o dicionário Aurélio a oraçao é: súplica religiosa, reza, prece, discurso e fala.
A oraçao é uma conversa com o pai, todos nós precisamos e devemos orar, este é um hábito gostoso e indispensável que devemos ensinar as nossas crianças desde pequenos pois é através da oraçao que as crianças são motivadas á:
1 Reconhecer a presença de Deus.
2 Buscar a bençao de Deus;
3 Orar em voz alta e sem inibições.

Hoje em dia temos muitas dificuldades com adolescentes que sentem vergonha de orar , ou até mesmo não sabem orar em voz alta. Isso Porque não foram "moldados" a conversar , falar com Deus.
Eu acredito que elas observam os pregadores e líderes orando com frases bonitas e palavras "difícies" e ficam na realidade com vergonha de "orar simples"
Já ouvi vários adolescentes dizer : "eu não sei orar!" ou nem o que falar numa oraçao de 10 a 15 minutos. Infelismente, é Lastimável ouvir isso, mas acontece muito, então devemos realmente ensinar desde pequenino o caminho que deve andar (Prov 22.6) procure ensinar desde a classe dos pequeninos (berçário e maternal) a importancia da oraçao.
No começo do período da oraçao procure falar com as crianças sobre diferentes aspectos que envolvem a oraçao:
a) O que é oração?
b) Quem pode orar (Mateus. 6:5-15
c)  Quando orar? (I Tes. 5:17/ Ef. 6:18)
d)  Porque orar?
e)  Porque fechamos os olhos quando oramos?
f)  Porque pedimos em “nome de Jesus”? (João 14:13-14)

Leia um versículo que fale de oração ou cântico próprio.


Como iniciar oração com a classe do Maternal:
Cinco dedinhos nesta mão
Cinco dedinhos nesta então
Cruza agora nossos dedinhos para fazer uma oração:
Cabecinha baixa ,pezinhos juntos ,olhinhos fechados , pensando em Deus e no final
Amém.
Papai do céu ... (inicia a oração)

Como Orar?
Dedo mínimo:  Ora por mim
Dedo Anelar:  Ora pelos doentes, pobres e mais fracos
Dedo médio: (o dedo mais alto): Orar pelos que
tem grandes responsabilidades e poder  (Presidente e Governador  etc. )
Dedo indicador:  Orar pelos responsáveis por nós  ( pastores, professores da escola,  ebd , líderes de departamento.)
Dedo Polegar:  Orar pelos que estão mais perto de mim ( minha família, meus amigos e meus vizinhos.)
1-   Pergunte as crianças sobre as coisas pelas quais elas irão orar, fazendo listas de louvor e petições que devem ser mencionados junto a Deus.
2-   Esteja atento para as seguintes recomendações:
A)  Período de oração deve ser breve.
B)  Use palavras simples e curtas.
C)  Procure motivar a classe ( com fotos, livros caixinhas de oração e agradecimento.)

Ajudando a Criança a orar em público
 

1-   Escolha dentre as crianças salvas a mais desinibida e que  fala melhor para orar
Para iniciarem o período , afim de que as outras seguem.
        2-Peça-lhes que orem por coisas definidas . Aproveite a situações e experiências
que elas contam na classe e sugira que elas orem por aquilo.
        3-Em cada aula explique um aspecto de oração:
a)Adoração (dizendo os atributos de Deus)
b)Louvor (o que ele fez e faz.)
c)Petição (Deus sabe mais gosta de ouvir)
d)Confissão (confessar nossos erros)
e)Intercessão(Orar pelas pessoas)
4- Quando o período de oração tiver como aspecto principal do dia da “petição”
Explique-lhes sobre as possíveis respostas de oração. Lembre-se que as respostas da oração são como um sinal de trânsito.
 
Verde-Sim 1 João 5:14 e 15
Vermelho-Não Tiago 4:3
Amarelo-Espere 2 salmos 37:7

Mantenha disciplina nesse momento, mostre as crianças a necessidade da oração. Se você mostrar seriedade e destacar o fato de que Deus está presente as crianças reagirão ao clima emocional e espiritual do ambiente.
É através da oração que temos uma intimidade com Deus, seja você o condutor da vida espiritual dos pequeninos. No futuro elas agradecerão.
Você sabe o que pode acontecer com uma criança que ainda não sabe as respostas da oração a Deus?
Segue abaixo um testemunho de uma criança que não tinha alguém para explicar a ela estas repostas.
Eu me chamo Flávia e fui criada numa igreja evangélica desde dois anos de idade. Eu era assídua a EBD e as programações voltadas as crianças que a igreja promovia .
Morava comigo minha irmã Fernanda meu pai Luiz Octávio e minha mãe Maria Helena que sofria de uma enfermidade chamada artrite remautóide, onde ela mal podia se mexer na cama. Nossa vida não era nada fácil meu pai era militar e tinha um baixo salário, e boa parte dele era voltado á compras de medicamentos para minha mãe; mas nós éramos muitos felizes apesar da doença dela, vivíamos em união e harmonia. Nosso lar era abençoado por Deus. Eu e minha irmã sentíamos que realmente éramos amadas por nossos pais...
Certa vez houve uma grande festa em minha igreja, onde um irmão foi nos contar do  milagre que Deus tinha feito em sua vida... Ele nos relatou que foi baleado com mais de vinte tiros e foi morto. Mas que Deus o ressuscitou em meio ao necrotério. Ele nos mostrava por seu corpo as marcas das balas...Eu com apenas nove anos estava sentada na primeira fileira assistia tudo com muita atenção. Fiquei impressionada com aquilo, e ali pude perceber o quanto nosso Deus é poderoso, e verdadeiramente passei a ter uma fé maior nesse Deus.
Após três meses, uma tragédia aconteceu em minha vida. No dia 12 de Janeiro de 1991 fomos acordados com uma vizinha batendo na porta,suplicando por ajuda.
Meu pai rapidamente foi atender, ela dizia que havia uns assaltantes querendo invadir a casa dela, e meu pai na função de militar foi tentar resolver o problema..Quando de repente ouvimos de nossa casa tiros e mais tiros(lembro me de detalhes como se fosse ontem) e rapidamente recebemos a noticia: meu pai havia morrido!
Ficamos desesperadas porque ele era o alicerce da família, e o que seria de nós com nossa mãe doente? Ás vezes fico imaginando o que a mamãe pensou naquela época. Mas nós tínhamos conosco algo maior que a tristeza, que era Deus...
E Deus sempre dizia para mamãe que nunca nos desampararia (e verdadeiramente nunca nos desamparou)
De repente em meio aquele todo desespero me lembrei daquele testemunho contado pelo irmão...então pensei: “Deus é tão maravilhoso, ressuscitou aquele irmão e a tia contou que ele fez tantos milagres...então ele pode ressuscitar meu pai também!”
E foi nesta fé que me apeguei. Minha mãe me conta que quando eu a via chorando dizia: “Chora não, mãe. papai vai voltar”
Vi o tamanho do sofrimento da minha mãe, então decidi falar com Deus para que ele resolvesse esse problema, trazendo meu pai de volta,como ele fez com aquele irmão. Eu orava sem cessar: quando acordava, quando almoçava, quando ia dormir...esta era minha única oração, não falava mais nada com Deus, só pedia meu pai de volta.
Eu tinha certeza que Deus atenderia meu pedido, porque a tia da igreja dizia que era só pedir que Deus ouvia

Todas as tardes por volta das 17:30 h (esta era o horário que meu pai voltava do quartel)
Eu me assentava na porta da minha casa esperando que meu pai  voltasse,mas nada acontecia...as vezes ficava por duas , três horas, mas nada...
Você talvez possa não acreditar mas eu fiquei  vivendo essa rotina por mais de seis meses .
Sentava todos os dias á porta, mas nada adiantava.
Então pensei: “Bom ta chegando meu aniversário. De repente este vai ser o presente que Deus vai me dar!” Mas chegou o dia do meu aniversário e nada aconteceu...
Então tomei uma decisão: Vou parar de orar...Pra quê orar se Deus não me ouve?  Ele não me responde, não ta nem aí pra mim...nem deve saber que eu existo , e nem me amar,porque Ele não atende meu pedido ! Porque ele ressuscitou aquele irmão e não quer ressuscitar meu pai?
Sim....ele não me ama mesmo!
Fiquei muito chateada com Deus, me senti uma criança desprezada, odiada por Ele... e fui crescendo com o pensamento de orar pra quê?...
Isto tudo querido poderia ter sido diferente se houvesse um obreiro infantil para me acolher, me abraçar, me apascentar... para me explicar ás respostas do Senhor ás nossas orações.
Mas não tinha...não tinha ninguém para me explicar o porque que Deus não trouxe meu paizinho de volta para mim como eu havia pedido...ninguém se preocupou...como eu poderia falar com minha mãe? E se ela estivesse esperando a volta dele como eu?
Como é que eu vou dizer agora para ela que ele não vai mais voltar? O que eu vou fazer?
Será que Deus não me ouviu?  Será que orei baixinho e ele não me escutou?
Será que orei errado? Será que ele não me atendeu? O que aconteceu?
(estas eram as perguntas que eu fazia para mim mesma), mas quem iria me responder? Não tinha ninguém...não tinha um obreiro infantil para me responder todas essas perguntas que me perturbava  noite e dia...realmente eu estava sozinha...sem um amparo sem alguém para cuidar do  meu crescimento espiritual...
Fui crescendo dentro da casa de Deus, sempre trabalhando...mas essa minha ferida nunca cicatrizava, pois eu nunca entendia o porque deste querer de Deus.
Sete anos se passaram, cresci me tornei uma bela moça e eu, mamãe e Fernanda nos mudamos para outra cidade para ficarmos juntas da família da minha mãe...Ali eu já estava madura , já orava e até jejuava ...mas a ferida estava aberta.
Após um ano que morava nesta cidade, Deus colocou em minha vida um servo do Senhor, levita em sua casa, e nos casamos com apenas cinco meses de namoro, então mudei novamente ; fui morar no Rio de Janeiro. Lá estava sozinha, minha família estava longe, eu não conhecia ninguém ...com quem vou conversar? Eu olhava para um lado,olhava para o outro e não via ninguém...quando de repente olhei para o céu e vi que não estava só, Deus estava comigo...
Então passei a ver Deus com outros olhos , e não como aquele carrasco que não me amava.
Uma vez fui orar sozinha em meu quarto e perguntei ao Senhor:
“Senhor o que queres de mim aqui na terra? O que eu posso fazer para outra criança não passar o que passei , mas Deus não me respondeu ...
Quando fui me deitar Deus me deu uma linda visão , ele colocava em minha mãos um bebê recém -nascido que estava morto , mas quando eu abraçava ele revivia...(Glória Deus me emociono ao lembrar)
Então eu disse: Deus tu me queres apascentando os cordeirinhos”
E ele me respondeu ao ouvido:” Tu és minha escolhida desde o ventre de sua mãe.”
Rapidamente fui atrás de cursos de evangelismo de crianças, foi ai que conheci a APEC e que fez diferença em minha vida. Mas tinha uma feridinha lá no fundo do meu coração.
E como eu podia cuidar de feridas dos pequeninos se eu ainda estava machucada?
Então mais uma vez Deus me abençoou  colocando uma pessoa no meu caminho a (Gina) que me ajudou a arrancar esta ferida de vez da minha alma.
Hoje posso afirmar para você que sou uma pessoa totalmente curada para Honra e Glória do Senhor Jesus . Tenho dois filhos  Victor e Vitória que são consagrados a Deus  desde o meu ventre , sou muito feliz!
Hoje entendo que Deus permitiu que eu passasse por toda aquela provação para que eu tivesse a visão ministerial de cuidar dos pequeninos do Senhor, de apascentá-los e evangelizá-los e ganhá-los para Cristo.
Hoje sei do propósito de Deus em minha vida , e digo a ele todo momento: “ Eis me aqui Senhor!” Porque sei que existem milhares de crianças que ainda não conhecem as boas novas da salvação.
Mas infelizmente são poucos os obreiros infantis .
Então eu gostaria que você meditasse neste testemunho , e pense em agir...porque assim como eu sofri com perguntas que não tem respostas muitas crianças, estão sofrendo ...clamando por uma ajuda e não sabem a quem suplicar.
Então mecha-se  existem milhares de almas precisando de você.


Bibliografia:  Apascenta meus cordeirinhos. Apec
Apostila curso introdutivo Apec
Apostila do curso de capacitação para ministros de crianças. Apec

10 comentários:

Terezinha Guimarães disse...

PUXA! COMO DEUS ME FALOU COM O SEU TESTEMUNHO.
OBRIGADA IRMÃZINHA E QUE O SENHOR DEUS CONTINUE ABENÇOANDO RICAMENTE E PODEROSAMENTE O SEU MINISTÉRIO.
ABRAÇOS

Unknown disse...

Meu Deus,obrigada pelo seu testemunho,pois ele veio de encontro ao momento em que me encontro,apascentando os cordeirinhos,mas sem direção,então vendo a necessidade deles de saberem orar,busquei no site e encontrei este testemunho que falou ao meu coração.Deus seja louvado,deus te abençoe.Muito obrigada

Unknown disse...

Meu Deus, chorei muito com esse testemunho, eu precisava ouvi-logo para ganhar ânimo. Que Deus abençoe sua vida e continue firme em seu ministério. Vou meditar mais nosso á partir de hoje.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RICARDO DE SOUZA MARTINS disse...

nossa sem palavras...para expressar tamanho cuidado de Deus ...muito lindo seu testemunho Deus falou grandemente ao meu coração Deus tem grandes coisas na tua vida minha irmão através do teu testemunho

PAULA disse...

irmã,que DEUS ABENÇOE ESTE BLOG,ESSE TESTEMUNHO É MUITO LINDO.DEUS FALOU COMIGO.

Unknown disse...

Foi maravilhoso ler esse testemunho. Me edifivou muito. Me chamou muita atenção au ministério que Deus colocou em minhas mãos. Obrigado por compartilhar conosco esse testemunho tão impactante. Que Deus continue a lhe usar grandemente.

Unknown disse...

Glória a Deus...Deus FIEL!

Eulina disse...

que benção minha irmã, nosso Deus é lindo e fiel e esta sempre conosco. Que Deus continue te abençoando e te usando.

Unknown disse...

Me emocionei com este forte testemunho. Deus é lindo e te curou para vc curar outras crianças!!!
Sou serva do Senhor e conheci uma família nesta situação de perder o chefe da família e saber da sua história me fez analisar melhor a situação para tentar ajudar.
Deus abençoe grandemente sua vida.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...