Seguidores

Páginas

domingo, 13 de fevereiro de 2011

O SÓTÃO ILUMINADO



O SÓTÃO ILUMINADO

História extraída da revista argentina “El puentecito”. Ilustrada e adaptada pela Pra Gabriela Pache de Fiúza. Revisão Maria da Graça Fabri.

FIGURA 1

Quase 100 anos atrás, viveu na velha cidade de Londres um menino chamado Tomy, nasceu com um problema muito grave e só podia caminhar com muletas.

Seus pais faleceram num acidente e Tomy ficou aos cuidados de uma senhora idosa parenta da família. Tomy a chamava de “vozinha”, ainda que ela não tivesse nem um pouquinho de amor por Tomy.

Ela era uma pessoa muito má, reclamava, xingava e gritava todo dia. Tomy tentava fazer as tarefas de casa para ela, mas um dia ele já não pode mais caminhar.

A avó reclamou e ficou muito brava e por isso colocou Tomy num sótão sujo e mofado na parte de cima da casa. Nesse sótão tinha uma janelinha para a rua.

Ali Tomy ficava muito sozinho. Tomy começou a lembrar de quando era pequeno e que foi muitas vezes a uma igreja. Nessa igreja passou momentos lindos ao lado de seu amiguinho Joãozinho. Na igreja cantavam, brincavam e aprendiam muistas histórias da Bíblia, a Palavra de Deus. Aprendeu também que Jesus era O Filho amoroso de Deus.

Então Tomy pensou:

_ Como gostaria de ter uma Bíblia, quero saber mais de Jesus!

Tomy, com muito medo se arriscou e pediu uma Bíblia para a avó. Ele disse:

_ Vovozinha, quero uma Bíblia.

Sabe o que aconteceu? A velha ficou furiosa e gritou:

_ Só faltava isso! Para que você precisa de uma Bíblia, seu tolo?

FIGURA 2

Um dia Tomy escutou uns passos na velha escada na entrado do sótão.

Quem seria?

A porta se abriu e… que surpresa!

Era Joãozinho, seu amigo de infância!

- Tomy, disse Joãozinho:

_ Arrumei um emprego muito bom em outra cidade, venho para me despedir e deixar contigo este presente. Mas não quero que uses em coisas sem necessidade!

E tendo dito isso deu uma moeda de ouro para Tomy.

- Oh! Joãozinho!

Exclamou Tomy muito emocionado.

_ Você é muito bom! Sim eu quero comprar algo muito especial para mim!

_ Por favor, desce correndo e compra para mim uma Bíblia!

Joãozinho pensou antes de obedecer Tomy, pois sabia que o amigo necessitava do dinheiro para comprar outras coisas como roupas, alimentos, etc.

Contudo, Joãozinho se levantou e foi comprar a Bíblia para Tomy.

Ao retornar com a Bíblia, a felicidade de Tomy era tanta que Joãozinho se despediu muito satisfeito, ainda que não compreendesse porque um menino pobre gastaria todo seu dinheiro em uma Bíblia!

FIGURA 3

Tomy estava muito feliz. Abraçava sua nova Bíblia com seus braçinhos magros. Este era o melhor presente que poderá ganhar.

FIGURA 4

Tomy começou a ler e ler sem descansar. Sua felicidade ia aumentando cada dia.

Depois de um mês, Tomy sabia mais da Bíblia que muitas pessoas que dizem que lêem a Bíblia por anos. Quando leu o que Jesus tinha feito por ele, que havia deixado o céu, que havia morrido na cruz do calvário e que havia ressuscitado, Tomy chorava com muita emoção.

Assim, Tomy entendeu que tinha que fazer uma coisa muito importante. O que seria?

Fechou seus olhos e disse:

_ Querido Senhor Jesus, eu abro a porta do meu coração, venha viver agora mesmo comigo. Limpe-me de todos os meus pecados, quero fazer tudo o que agrada ao Senhor!

Agora sim, ele era totalmente feliz. Até aquele quarto feio e fedorento parecia iluminado e lindo, ele não estava mais sozinho, Jesus estava com ele dia e noite!

Numa tarde lendo a Bíblia encontrou estas palavras do seu querido Jesus:

_ Vão por todo o mundo e preguem as boas notícias de minha salvação.

- Eu quero fazer isto!

Gritou entusiasmado.

_ Mas…como, se não posso nem me mexer desta cama?

_ Por favor, querido Senhor Jesus, me diga como posso fazer?

FIGURA 5

Um dia, Tomy teve uma brilhante idéia, chamou a sua avó e disse:

_ Vovozinha, não compre leite para mim hoje. Por favor, se a senhora puder me compre papel e lápis.

- Papel e lápis em lugar de leite?

_ Você está completamente maluco! Disse a avó.

Mas, como não se importava com a saúde de Tomy, fez o que ele pediu.

Nesse dia Tomy não comeu, mais cortou aquele papel em muitos pedaços, em cada pedaço escreveu cuidadosamente um texto bíblico da Palavra de Deus.

FIGURA 6

Como sua cama era perto da janela, pegou todos os papeizinhos e os jogou em direção a rua, pareciam pombinhas brancas descendo do céu.

As pessoas que passavam por ali ficavam surpresas, paravam, recolhiam os papeizinhos e liam todos, olhavam para cima, mas só enxergavam às vezes uma mãozinha na janela mais alta do prédio.

FIGURA 7

Dias após dias, Tomy enviou seus mensageiros brancos pela janela daquele sótão. Tomy tinha o cuidado de orar por cada papelzinho que escrevia e jogava para baixo.

Num anoitecer, escutou uns passos desconhecido na escada. A porta se abriu e apareceu um senhor muito elegante. Este senhor se sentou pertinho do Tomy e disse:

_ Então é você que joga os papeizinhos desde o céu?

_ Você sabe filho, que muita gente lê as tuas mensagens e são muito abençoadas?

_ Sou uma dessas pessoas e quero agradecer-te pessoalmente!

_ Meu filho, disse o homem elegante:

_ Faz 23 anos que conheço Jesus, mas nunca O servi. Vivo no campo e tive de vir a cidade para resolver alguns negócios. Ontem, passando por esta rua, caiu no meu chapéu um destes papeizinhos. Nele, havia um texto onde Deus dizia que deveríamos trabalhar para Ele antes que fosse demasiado tarde.

_ Caí de joelhos perante o Senhor e ali mesmo tomei a decisão de trabalhar e servir a Deus pelo resto da minha vida. Por isso estou aqui, quero te agradecer, sei que o Senhor usou sua vida para falar comigo.

- Não me agradeça, disse Tomy, radiante. Só escrevo trechinhos da Palavra de Deus, é Deus quem faz a obra e abençoa as pessoas. Quando faço isso sou tão feliz, que até me esqueço da dor que tenho nas costas e da minha doença!

O senhor disse a Tomy:

_ Tomy, quero que você venha comigo para minha casa, ali você será amado e cuidado, poderá ver as flores, árvores e muitos animais!

- Muito obrigado, disse Tomy, devo ficar aqui e cumprir a minha missão. Sei que Jesus vai me levar para viver na Sua mansão, será maravilhoso! Não tenho tempo a perder!

O senhor elegante, não conseguiu convencer Tomy mas, arrumou uma senhora crente, muito querida, para que cuidasse de Tomy. Ela cuidava de sua alimentação, da limpeza do quarto e da compra de todo papel que Tomy precisasse para enviar suas mensagens.

FIGURA 8

Aquele homem voltou para seu lar no campo e começou uma grande obra para Deus.

Um dia recebeu uma carta e um pacote. Na carta dizia que Tomy tinha ido viver com Jesus no céu e no pacote estava a preciosa Bíblia de Tomy.

Passaram muitos anos, um dia o filho deste senhor, pegou a Bíblia de Tomy e foi para um lugar muito distante: África Central. Ali dedicou sua vida a falar de Jesus aos africanos que eram muito carentes.

Lia a Bíblia de Tomy para eles e contava a sua historia. Muitos africanos se entregaram ao Senhor Jesus. Hoje todos eles estão no céu, acredito que quando chegaram ao céu deram um grande abraço no Tomy e disseram para ele:

- Muito obrigado! A luz que você acendeu no seu quarto, lá encima, chegou tão longe que nos alcançou lá na África!

Gloria a Deus!




















0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...