x_bef1461

Seguidores

Páginas

quinta-feira, 13 de junho de 2013

HERÓIS DA FÉ: ABEL

 

Principio da lição: Abel foi um herói na fé porque com a sua oferta declarou que precisava do Salvador.

Base bíblica: Hebreus 11:6 – Hebreu 9:22 – Hebreus 11:4

Texto chave: “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus” Hebreus 11:6

 Objetivos educativos:  Ao final da lição as crianças poderão:

  • Entender porque Deus se agradou da oferta de Abel e rejeitou a oferta de Caim.

  • Entender o significado da palavra substituto.

 Quebra-gelo:

Líder leve uma caixinha envolvida com papel de presente, e dentro coloque varios papeizinhos escritos, ou pequenos presentes. Por exemplo: Carro, muito dinheiro, casa, moedas, brinquedos, carrinhos, bonecas, etc. Um deles deve dizer: MEU CORAÇAO.

Diga: Crianças hoje vamos entregar um presente ao Senhor. Aqui dentro tem varias papeizinhos escritos com presentes para serem entregues ao Senhor. Vejamos, qual deles você acha que o Senhor gostaria mais de receber? (leia todos os papeizinhos e permita respostas)

Sim, com certeza, o melhor presente é o nosso coração!


Hora da Palavra

 Depois que Adão e Eva pecaram e foram expulsos do jardim do Éden tiveram dois filhos. O nome do primeiro era Caim e do segundo era Abel. Eles nasceram fora do jardim. Os dois filhos tinham herdado a natureza pecaminosa, e as consequências do pecados dos seus pais.

Com certeza diariamente Adão e Eva deviam contar para os seus filhos como era o jardim do Éden, como eles falavam com Deus, como tudo era harmonioso e cheio da presença de Deus.

Também com muita tristeza eles relatavam o obscuro momento da desobediência e as consequências da mesma.

  • Você sabe como foi a desobediência  de Adão e Eva? (permita comentários)

Sim, eles tinham comido do fruto que Deus havia proibido de comer! Eles tinham desobedecido a Palavra de Deus deliberadamente!

E os atos de Adão e Eva tiveram graves consequências!

  • Você  pode dizer algumas consequências do pecado? (permita comentários)

Sim, eles foram expulsos do jardim do Éden, e agora o pecado havia entrado na raça humana, a enfermidade e a morte. O pecado levantou uma barreira entre o homem pecador e o Senhor santo. Agora o homem deveria trabalhar para poder viver, a mulher agora sentiria dores na hora de nascer os bebes e também a criação mudou. A criação, a terra agora estava amaldiçoada.

Quando Adão e Eva contavam estas coisas para os filhos eles esperavam um momento muito especial na história.

-Nós merecíamos morrer por causa do nosso pecado! -Dizia Adão para os filhos.

-Sim, mas Deus em sua misericórdia fez com que outro pagasse pelo nosso pecado! Outro derramou o seu sangue em nosso lugar! Dizia Eva emocionada.

- Sim!! Deus matou um cordeiro e com o seu sangue cobriu o nosso pecado, ele nos vestiu com as suas peles. Disse Adão.

-Lembrem filhos! Necessitamos da misericórdia de Deus, precisamos de um substituto, precisamos do sangue de um cordeiro. Assim seremos aceitos pelo Senhor!

  • vocês sabem que esse sacrifício lá no Éden apontava para o nosso salvador Jesus? Sim! Ele morreu em nosso lugar para que possamos ser aceitos diante de Deus novamente! Aleluia! Quem aqui pediu para que Jesus o perdoe, o lave e limpe? Gloria a Deus!

 

Abel guardava no seu coração cada uma das palavras que os seus pais contavam, já Caim discordava, ele achava que não era tão pecador assim, e que se fizesse uma oferta com as suas mãos poderia agradar a Deus.

 Então um dia, Caim menosprezando a necessidade do sacrifício, negou o pecado que havia  nele e pegou do fruto da terra que agora era amaldiçoada e entregou uma oferta ao Senhor. Ele pensava que assim poderia agradar a Deus!

Mas o Senhor não se agradou de Caim, nem de sua oferta! Deus tinha ensinado desde o inicio que era necessário um sacrifício de sangue para que o homem pudesse ser aceito por Deus.

 Mas Abel entendeu que nenhuma boa obra poderia permitir o acesso  a Deus. Simplesmente se apresentou como pecador ao Senhor e entregou também um substituto; alguém que pagaria o preço do pecado, morrendo em seu lugar. Um cordeiro sem defeito. Em Hebreus 9:22 disse: “Sem derramamento de sangue não há perdão” Abel teve fé. A sua fé apontava para Jesus, o perfeito substituto. Ele creu na figura de Jesus quando ofereceu um cordeiro ao Senhor. Com os seus atos, Abel disse ao Senhor: Eu preciso de um salvador!

E esta atitude agradou ao Senhor!

  • Você sabe o que significa substituto? (permita respostas) Substituto é alguém que ocupa o lugar do outro.

A Bíblia disse em Hebreus 11:4 ” Foi pela fé que Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que o de Caim. Pela fé ele conseguiu a aprovação de Deus como homem correto, tendo o próprio Deus aprovado as suas ofertas. Por meio da sua fé, Abel, mesmo depois de morto, ainda fala.”

 Hoje, você e eu também precisamos de um salvador. As vezes algumas crianças pensam que somente em comportar-se bem ou fazer algumas coisas boas já bastam para agradar o Senhor. Outras, pensam que não precisam de Jesus!  Mas com o Herói da Fé ABEL, aprendemos que precisamos de um cordeiro, um salvador. E esse cordeiro é Jesus. Ele morreu em nosso lugar e pagou o preço do nosso pecado, derramou o seu sangue por nós, para que possamos entrar na presença de Deus. Para que possamos ser chamados filhos de Deus.

Devemos entregar ao Senhor o que ele nos pede: a Fé em Jesus.

  • Quem aqui recebeu a Jesus como Senhor e salvador? (permita respostas)

  • Quem deseja agradar a Deus como Abel?? Quem deseja ter fé em Jesus Cristo?

 Momento de Oração: Líder guie em uma oração aquelas crianças que desejam receber a Jesus como seu salvador. Depois agradeça a Jesus por se oferecer como o cordeiro substituto, por nos perdoar e purificar. Peça também ao Senhor que aumente a fé das crianças.

Atividade: entregue uma folhinha com a atividade.

 

Pra Gabriela Pache de Fiúza

  Fonte: http://portalsementinhakids.com

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...