Seguidores

Páginas

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Dúvidas sobre o Ministerio Infantil

Ensinar a Palavra de Deus às Crianças é uma tarefa muito preciosa para o Reino de Deus,  escrever sobre este assunto me deixa procurando palavras para descrever a grandeza deste ministério. É Maravilhoso, é importantíssimo, é uma honra.
Muitas professoras com quem tenho me encontrado, ou mesmo alguns comentários que são deixados aqui no blog me levam a escrever esta postagem. Pretendo deixar algumas dicas importantes para professores de crianças nas igrejas.(Escola dominical, culto Infantil e Círculo de Oração Infantil)

Trabalho em classe com crianças de 3 a 10 anos ou em classe com crianças de todas as idades.
  • Em uma classe onde todas as idades estão juntas, procure arrumar as crianças de forma que as menores fiquem na frente (eles possuem uma atenção com menor tempo de duração), e os maiores mais atrás.
  • Use uma linguagem que atinja todas as faixas etárias. 
  • Escolha visuais de acordo com a faixa etária predominante da sala. Por exemplo, se a maioria dos alunos tem 7 anos use visuais para essa idade.
  • Leve pelo menos dois tipos de atividades: uma para os pequeninos(para colorir, colar, etc.) e uma para os maiores (caça palavras, descubra o versículo chave, etc). Ou escolha uma atividade de artes onde todos terão prazer em participar. Exemplo: Montagem de maquetes, pintura com tinta guache, dobraduras etc.
  • Planeje uma aula dinâmica, distribua o tempo da sua aula para realizar cada atividade do seu planejamento.
Não consigo fazer as crianças prestarem atenção na aula, fico como boba eles não me respeitam.
  • Ore por sua classe para que toda perturbação seja repreendida pelo Senhor Jesus.
  • Exerça autoridade como professora, quem não quiser cooperar com o trabalho convide para que vão assistir a aula com o seu pai ou responsável na igreja. Se a criança não tiver responsáveis na igreja converse com ela e diga que se não se comportar não será possível participar do trabalho e terá que se retirar.
  • Ensine as crianças que o que você está falando é importante, não permita conversas paralelas, desordem, brincadeiras fora de hora,principalmente em momentos importantes como: Oração, leitura da Palavra de Deus, louvor. Mesmo que seja necessário esperar algum tempo para que todos prestem atenção. Se você ler a Bíblia ou contar a história enquanto os alunos estão conversando você está ensinando a eles que o que você está falando não tem valor algum.
  • Crie uma rotina de aula, para que as crianças se acostumem com o passo a passo do andamento do trabalho, isso ajuda a manter a disciplina da turma. Atenção rotina de aula não está no sentido de aula cansativa, as atividades devem ser dinâmicas e atrativas.

Trabalho com pré-adolescentes e não sei como contar Histórias Bíblicas.
  • Pesquise bastante sobre o tema a ser ensinado.
  • Procure realizar estudos bíblicos constantemente para acrescentar sempre ensinamentos históricos, sobre os personagens e lugares bíblicos. As bíblias de estudos trazem ensinamentos ricos que acrescentam bastante curiosidades as histórias bíblicas.
  • Nesta faixa etária as crianças já conhecem quase todas as histórias bíblicas, sendo assim não é interessante somente a pela história mais é fundamental fazer a relação da história com situações cotidianas dos alunos.
  • Sugestões de temas para ser trabalhado com esse grupo: Viver em grupo, A volta de Jesus (o apocalipse), Namoro, Família, Respeito, Louvor, Oração, Corpo com Templo do Espírito Santo, Evangelismo e Missões..... 
Espero que estas sugestões sejam úteis. Para mais informações postem um comentário e se estiver a meu alcance terei prazer em ajudar.
Ana Michelle da R. C. Moura.
 "Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade."
2 Timóteo 2:15

1 comentários:

walquiria frança disse...

A paz do Senhor Tia Katy!! Estou com uma dificuldade com meus alunos. a sala tem alunos de 7 a 13 anos(o espaço é pouco e não tenho como dividir e também falta professor). Estou percebendo que algumas crianças(uma é filha do pastor) desfazem das crianças mais humildes da sala, ou das mais tímidas. confirmei isso quando marquei um ensaio em minha casa e ao ligar para uma mãe em que no lote tem muitas crianças me perguntou se "a filha do pastor vai"? e me disse que a mesma desfaz de seus filhos. penso que ela não faz por querer mas preciso mudar esta situação. pode me ajudar?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...