x_bef1461

Seguidores

Páginas

quarta-feira, 21 de março de 2012

História para Páscoa




Introdução: Que dia está chegando? Hum me dá até água na boca? ... Páscoa?!... Isso mesmo – a Páscoa! Quem gosta de Páscoa levante a mão......! Puxa todos gostam!!!
Do que é que vocês lembram quando se fala de Páscoa? (deixe-as falarem de ovos, de coelhinhos,
etc. ... )  Vocês sabiam que aqui na Bíblia também fala da Páscoa?... É verdade! Aqui conta a história da Páscoa! A Bíblia é a.... (deixe-os complementar)... verdade! , é a PALAVRA DE DEUS. Então aqui tem a verdadeira história da Páscoa. Prestem bem atenção porque agora eu vou contar para vocês , e tem alguma coisa diferente.
Muito , muito tempo atrás, o povo de Deus, o povo de Israel, era escravo num País que se chamava Egito! Alguém sabe o que é escravo? (explique) Eles sofriam mesmo! E o homem que mandava no Egito era Faraó. (Dê detalhes de como eles eram obrigados a trabalhar, etc...) O povo de Deus chorava muito e implorava a Deus para que mandasse um libertador que livrasse–os das mãos de Faraó.
Deus ouviu a oração deste povo e mandou Moisés. Quem lembra das histórias de Moisés? (Dê detalhes bem rápidos , no cestinho, etc..) Moisés foi escolhido pro Deus para levar a libertação para o povo do Egito porque Deus amava aquele povo e ouviu o clamor deles. Então Moisés foi conversar com Faraó para deixar o povo ir, mas Faraó era muito mau. E não deixou o povo sair.
Então Deus mandou 10 pragas para o Egito! O que é praga? Pragas são coisas ruins que fazem mal para as pessoas!  Deus mandou estas coisas ruins, porque Faraó não quis obedecer a Deus quando Moisés ia falar com ele. (Fale um pouco sobre cada praga e detenha- se na última).
A última praga era a que à noite iam morrer todos os primogênitos do Egito. (explique o que é primogênito). É quem nasce primeiro; o primeiro filho que nasce numa casa! Puxa! Ia morrer muita gente, não é?! Ih! Onde morava o povo de Deus, gente? No Egito não é?! E agora? Será que eles iam morrer também?..... NÃO......! Deus deu uma solução!
Todos que eram povo de Deus tinham que fazer uma coisa especial. Tinham que pegar um cordeirinho novinho bem limpinho, sem defeito, de um ano. Poderia ser um cordeiro ou um cabritinho, e quando chegasse à tarde do dia que Deus mandou, todos tinham que matar o cordeiro e pegar o sangue dele e por nas portas ; em cima e dos lados. E naquela noite tinham que comer também uma comida especial de um jeito especial. Esta era a Páscoa. PÁSCOA quer dizer passar de longe. E quando o anjo do Senhor passou para matar os filhos mais velhos, ele passava longe das portas que tinham o sangue do cordeiro que eram as portas do povo de Israel, o povo de Deus. E todos os filhos primogênitos do Egito morreram até o filho de Faraó!
Aí Faraó mandou chamar Moisés e finalmente deixou o povo ir embora livres. E o que os salvou aquela noite foi o sangue do cordeirinho. E Lógico né, todos ficaram felizes e alegres porque ninguém do povo de Deus morreu.
Esta foi à primeira Páscoa e Deus falou para o povo que eles deveriam fazer uma festa POR SETE DIAS !! e comemorar esta festa para sempre. Eles tinham que lembrar todo o ano! Páscoa significa " passagem de largo (ou de longe)" - o dia que o anjo passou longe da porta do povo de Deus.
Vocês sabiam que aqueles que não tem Jesus no coração também são escravos? Sim, por que quem não conhece a Jesus faz coisas erradas que não agradam a Deus! As coisas erradas agradam a quem? Isto mesmo ..... Satanás! Nosso inimigo! Ele é quem quer fazer a gente de escravos Quais são as coisas que não agradam a Deus e fazem a gente se tornar escravos de Satanás? (Deixe que as crianças mesmo falem). ... Desobediência... mentir... roubar... matar... xingar palavrões... odiar... brigar.. Fofocar .... enganar... colar na prova... brigar...
Quando as pessoas, as crianças não conhecem nada de Jesus, e nem sabem que Jesus é o Filho de Deus, e nem sabem que Jesus é todo Poderoso e nem sabem que Jesus é o Salvador..., as pessoas fazem mesmo essas coisas erradas... e essas coisas erradas são como correntes que prendem a gente no mal. E o diabo faz de tudo para que as crianças mintam ... desobedeçam e principalmente ele não quer que nenhuma criança e nenhuma pessoa conheçam a Jesus. Sabem por que ? 
E muitas as crianças e as pessoas querem se livrar, não querem mais mentir, não querem mais desobedecer, não querem mais falar palavrão, querem ser boas, mas não conseguem... então elas ficam presas nessas coisas, igual o povo do Egito era escravo. Alguém aqui quer ser escravo, preso? Levante a mão !!!... Nem eu !!  
Mas e agora o que as pessoas vão fazer? O que nós vamos fazer pra nunca mais o diabo nos prender nas suas mentiras e nas coisas malignas? Ah!... que bom que Deus olhou pra nós igual ele olhou naquele dia para o povo no Egito, e nos trouxe UM SALVADOR . Lembra que nós já falamos do NASCIMENTO DE JESUS. Lembra que naquele dia o anjo falou NASCEU O SALVADOR ? QUE É CRISTO O SENHOR?
Diga assim comigo; JESUS É O NOSSO SALVADOR

Jesus nasceu, cresceu, ficou adulto, curou muitas pessoas, fez muitos milagres, fez cegos envergarem, paralíticos andarem, até mesmo fez pessoas que tinham morrido viverem de novo... e um dia ele morreu! Mataram Jesus! Ihh... Jesus Morreu, e agora ?? É ..., ele morreu numa cruz... Na verdade mataram Jesus !
Mas Jesus fez alguma coisa errada ? Você pode me perguntar, “ Tia você acabou de falar que Jesus era bom, que ele curava as pessoas que ele fazia milagres e agora você diz que mataram, Jesus ? Mas ele não é o SALVADOR ?
Eu vou falar uma coisa para você, que é a coisa mais importante desse mundo !! É algo maravilhoso e vocês precisam saber disto ! Deus, Ele tem um amor tão grande, mas tão grande que a gente nem pode imaginar... Deus nos ama muito, muito, muito, mas muito mesmo! Ele quis que Jesus morresse.
Jesus não tinha pecado nenhum, Ele nunca fez nada de errado ele sempre, sempre agradou a Deus. Jesus é igual aquele cordeirinho novinho sem mancha, perfeito que o povo teve que matar e passar o sangue nas portas.
Diga comigo: JESUS É O CORDEIRO DE DEUS  
Jesus morreu para salvar todas as pessoas, todas as crianças... Jesus sofreu, sentiu dor, e saiu sangue dele !! E quando a gente entende isto e aceita que Jesus é o nosso Salvador, a gente não enxerga, mas Jesus vem morar dentro de nós e todo mal, todo pecado vai embora e a gente fica livre do diabo
MAS EU TENHO UMA SUPER, HIPER, MEGA, NOTÍCIA PARA VOCÊS !!! UHUUUU!!! Jesus não ficou morto na cruz , não! Tiraram Jesus da cruz e puseram num túmulo (explique).
Ele ficou lá 1 dia ... Diga comigo : UM DIA Dois dias ... Diga comigo : DOIS DIAS.
E no TERCEIRO DIA... Diga comigo: NO TERCEIRO DIA Ele ressuscitou ... VIVEU DE NOVO !!!!!!!!!!! E sabe que dia é esse? Era o dia da Páscoa! Quando Jesus entrou na cidade, era justamente naqueles dias que estavam comemorando a Páscoa! Ele morreu e VIVEU de novo! (pergunte o que é ressuscitar, como forma de fixação)
QUEM TEM MAIS PODER? A MORTE OU JESUS ! ISSO MESMO CERTÍSSIMO: JESUS !!
Diga comigo: JESUS VENCEU A MORTE
Agora nós somos livres em Jesus por causa do sangue d'Ele derramado na cruz por nós. O sangue que nos livra da morte e nos dá uma vida que nunca, nunca vai acabar!!!! Vocês entenderam? Isto é Páscoa! É a liberdade pelo sangue de Jesus!!!
Agora, tem uma coisa que eu não entendi.
Não tem chocolate nessa história, tem? Nem ovo. Nem coelho!! Não tem!!!
DE ONDE APARECEU O COELHO, QUE ANIMAL TEM NESTA HISTÓRIA ?.. SÓ MESMO O CORDEIRINHO NÃO É MESMO...
O que vocês acham.... eu acho que tem gente que inventou esse negócio de coelho da Páscoa. E ovo? Coelho bota ovo ????? As pessoas inventam isto!!!    Na Bíblia só tem esta história que eu contei. Então a Páscoa não é ovo, nem chocolate, nem coelho, é?
Mas.... se a gente ficar com vontade de comer chocolate? Tudo bem... chocolate é tão delicioso!! Podemos comer a qualquer hora e qualquer dia do ano.
E se ganhar ou não ganhar nada na Páscoa de chocolate, ainda vai ser Páscoa?!?
Sim, vai ser, porque a verdadeira Páscoa é a LIBERDADE PELO SANGUE DE JESUS!!!!!!!!
Apelo: Hoje Jesus quer libertar as pessoas que estão presas... hoje você mesmo sendo criança você precisa aceitar JESUS no seu coração e pedir para Jesus tirar todo mal e limpar você de todas as coisas erradas.
Eu vou orar e se você quiser você vai orar comigo, vai levantar a sua mão e vai convidar Jesus para ficar com você e nunca mais sair, Amém?
Ore com as crianças que certamente vão levantar suas mãos. Seja sensível ao Espírito Santo, ore na linguagem delas, seja espontâneo (a)...Ore por elas, imponha as mãos sobre elas e as abençoe.


Dinâmica da Cruz

Prepare uma cruz de papel cartão. Escreva “JESUS” na parte transversal da cruz e na parte de dentro, no sentido vertical, escreva “PERDOADO(a)”
Dê a cada criança um pequeno pedaço de papel onde ela escreverá ações pelas quais precisa pedir perdão. Lembre-se de ajudar as crianças menores, cite exemplos para elas.
Conduza um momento de oração, deixe as crianças orarem silenciosamente e em seguida faça uma oração comunitária de confissão.
Então, peça às crianças que levem os papéis e os coloquem sobre uma cruz (igual à “lembrancinha” que você preparou em tamanho maior) que deverá estar em lugar de destaque na frente.
Para encerrar, entregue as lembrancinhas, converse com as crianças sobre o seu significado, que está é a resposta de Jesus para sua vida.

Sugestão de imagens para a História:

PÁSCOA: CAPA
 UMA OVELHA BEM BONITINHA REPRESENTANDO O SACRIFÍCIO DO CORDEIRO NO VELHO TESTAMENTO...:
 JESUS NASCEU...COMO SÍMBOLO DO SACRIFÍCIO NO NOVO TESTAMENTO...
 A CENA DA ÚLTIMA CEIA...

 A CRUCIFICAÇÃO...
 RESSURREIÇÃO...
 SÍMBOLOS DA PÁSCOA: CORDEIRO, VINHO E PÃO:

1 comentários:

Unknown disse...

Olá!! Que bom que gostou do livrinho da`Páscoa que eu confeccionei!! Visite meu blog tem mais novidades lá!!
Um abraço!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...