x_bef1461

Seguidores

Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Plano de Salvaçao 03

Culto 2 - O desafio de compartilhar a mensagem da salvação
História bíblica:Salvação em Jesus
Complementação: confecção do brinquedo  “barangandão”

O barangandão, também conhecido como Zunzum é feito de jornal ou folha de revista, papel crepom colorido e um pedaço de barbante.
Material:
•    Tesoura
•    Fita crepe
•    Um pedaço de barbante de, mais ou menos, um metro de comprimento;
•    Fitas de papel crepom de 5 cores: azul celeste, vermelha, amarela, verde e marrom ou preta, cortadas em  mais ou menos na medida de 3cm;
•    Uma folha de revista

Como fazer:
•    Corte as várias tiras de papel crepom.
•    Junte as pontas de todas as fitas.
•    Dobre a folha de revista em duas partes na vertical.
•    Prenda as fitas de papel crepom na folha da resvista e vá dobrando  até formar um quadrado.
•    Amarre com o barbante, deixando um pedaço dele grande para que possa girar o brinquedo  pelo ar. 




Valores abordados

•     Compartilhamento: “Capacidade de dividir o que temos e que seja necessário para os outros, sejam coisas materiais, oportunidades ou afeto”. (Mais uma vez Deus compartilha com os seres humanos seu amor)
•     Perdão: “Não manter registro das coisas erradas que me fizeram, evitando, assim, guardar mágoas”.
(Deus enviou Jesus para perdoar dos seus pecados a todos quantos nEle crerem)

História Bíblia – A Salvação em Jesus

História Complementar - O barangandão (A confecção do barangandão durante a explicação do Plano de Salvação constituirá a história complementar)

Material:
•     Tesoura
•     Um pedaço de barbante de um metro de comprimento
•     Fitas de papel crepom nas cores: azul celeste, vermelha, amarela, verde e marrom ou preta, cortadas na medida de 3 cm mais ou menos; (uma de cada cor para cada criança)
•     Uma folha de revista
•     Fita crepe, de preferência larga.

 Partes do culto
Tema geral - Conquistar Minas para Cristo: nosso desafio
Divisa - Atos 8.4 - “Os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem”.
Versículo chave - João 3.16 – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Cânticos - Música oficial, e outras que falem de salvação
História Bíblica – Deus continua nos amando (base Bíblica - textos que falem sobre o Plano de salvação) A história será ilustrada com a confecção de um brinquedo chamado barangandão (modelo e modo de fazer no “espaço das artes”)

Oração de intercessão – pelas crianças que estão ouvindo a mensagem de salvação em Jesus Cristo pregada pelos crentes de todos os lugares.
Sugestão de atividade – Confecção do brinquedo barangandão (dois para cada criança, um pra ela brincar e outro para dar de presente a um amigo, compartilhando com ele a história do Plano de Salvação. Se o tempo for curto para a confecção dos dois brinquedos para cada criança, a equipe pode levar pronto o que cada criança presenteará a um amigo)

Atividade extra-classe -  Levar o barangandão para um colega que não seja da igreja e explicar a simbologia de suas cores.

Observação: Se quiserem aceitar o desafio, podem fazer uma geleia de casca de melancia, ou outra fruta e servir com torradas no final da programação.

História Bíblica – A História da Salvação
Base Bíblica: Gênesis 1, Salmo 19.1, Romanos 3.23 e 6.23, I João 1.7b, João 3.1-21; Romanos 5.8; outros que você conhecer.

Observação: procure apresentar a mensagem Bíblica de forma alegre e descontraída. Não é necessário que se faça exatamente como sugerido. O mais importante é que a mensagem seja transmitida e que as crianças a entendam. Sugerimos que inicialmente se tenha uma conversa com as crianças sobre presentes.
Fazer perguntas como:
1.    Se você fosse dar um presente a um colega, quem você escolheria?
2.    Que presente você lhe daria?

Introdução:
Deus deu aos seres humanos um lindo e precioso presente. (Relembre com as crianças o primeiro presente de Deus para os seres humanos. Gênesis 2.15).
Além do planeta terra que Deus nos deu como morada, Ele nos deu outro presente e vamos aprender sobre ele construindo um brinquedo, chamado barangandão. (Se esse brinquedo tiver outro nome em sua região pode usá-lo). Leve um barangandão pronto e mostre como é que se brinca. (rodando as fitas  segurando pelo barbante)

Fita azul - (Entregar a fita azul. A cor azul está associada à harmonia). O azul nos faz lembrar o céu, porque quando o olhamos daqui da terra, o céu na maioria das vezes, se apresenta azul. Mas a terra também se apresenta azul quando é vista lá do espaço. Ela é chamada de “O planeta azul”. A Bíblia diz que a terra e tudo que existe nela pertencem a Deus. Nós também pertencemos a Deus, porque Ele nos criou. Além de nos criar, ele nos deu a terra para nossa morada. E para que ela seja um bom lugar para morar precisamos cuidar dela. Essa tarefa foi dada desde o início a Adão e Eva lá no Jardim do Éden. Esta fita azul simboliza a terra nossa morada.
Fita marrom ou preta (entregar a fita marrom ou preta. Essas cores estão associadas à morte, ao luto) Adão e Eva receberam o jardim do Éden como presente para dele cuidar. Eles viviam em harmonia com Deus e com a natureza. Mas um dia aconteceu uma coisa terrível: Eles quebraram a regra que Deus havia lhes dado. Deus ordenou que não comessem do fruto da árvore da ciência do bem e do mal. Eles porém, comeram, conheceram o mal, e foram expulsos do jardim e todos os seres humanos, por causa disso experimentam a morte.  É por isso que as pessoas que conhecemos e amamos morrem. E um dia nós também morreremos. A Bíblia diz em romanos 3.23 que “todos pecaram e estão separados de Deus.” E Romanos 6.23 afirma que o salário do pecado é a morte...”
Fita vermelha (entregar a fita vermelha. A cor vermelha está associada à paixão, à alegria, ao vigor) Mas Deus que é amor não quis que ficássemos separados Dele. Então mandou à terra o Deus Filho – Jesus Cristo para nos perdoar dos nossos pecados, nos unindo assim de novo a Ele. O vermelho simboliza o sangue de Jesus Cristo, que morreu na cruz para nos perdoar. A Bíblia diz em romanos 5. 8 “que Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores”.
Você que é criança também precisa do perdão de Jesus Cristo para a salvação.
Anunciar Jesus Cristo como o salvador é o desafio que temos para conquistar Minas para Cristo.
Fita amarela(entregar a fita amarela. A cor amarela está associada à preciosidade. Amarela é a cor do metal mais precioso que existe: o ouro). Assim como a cor preta (ou marrom) simboliza a morte física e a separação, a cor amarela simboliza a vida eterna com Deus que Jesus Cristo oferece com a salvação. O perdão de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado (I João 1.7b). Porque Deus muito amou o mundo e por isso deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3.16). A morte mata apenas o corpo, mas o nosso espírito permanece vivo para sempre. Em João 14.1 Jesus disse aos seus discípulos: na casa de meu pai há muitas moradas... Vou preparar-vos lugar... E depois voltarei e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Não precisamos ficar para sempre separados de Deus. Podemos ficar para sempre junto de Deus. Assim como a terra é a nossa morada agora, através do perdão de Jesus Cristo o céu e a nossa morada depois da morte.
Fita verde(entregar a fita verde. A cor verde nos lembra o crescimento) A Bíblia fala sobre nascer e sobre crescer. Um dia Jesus falou a um homem adulto que para receber a vida eterna no céu ele precisava nascer de novo. (João 3). Esse novo nascimento acontece quando a pessoa reconhece que precisa do perdão de Jesus para seus pecados e o aceita como seu salvador. Quando uma criança nasce, ela começa a crescer.  Quando uma pessoa aceita a Jesus, ela também começa a crescer na obediência aos seus ensinos, na prática da oração, do estudo bíblico e da comunhão com as pessoas. (Se achar que deve, pergunte às crianças o que mais pode nos ajudar a crescer espiritualmente)

(Neste ponto o brinquedo está quase pronto. Como o objetivo do brinquedo é também evangelístico, peça a algumas crianças para repetir a história.  Certifique-se de que as crianças saibam contar a história do plano de salvação.
Para terminar o brinquedo, basta dobrar a folha da revista em duas partes na vertical, prender as fitas, amarrar o barbante e prender tudo com a fita crepe.
http://batiskids.blogspot.com/p/missoes-estaduais-

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...