x_bef1461

Seguidores

Páginas

quinta-feira, 13 de junho de 2013

HERÓIS DA FÉ 5: ABRAÃO E O CHAMADO DE DEUS


Principio da lição: Precisamos obedecer quando o Senhor nos manda fazer alguma coisa.

Base bíblica: Hebreus 11: 8 – Gênesis 12:1-9

Texto chave: “Foi pela fé que Abraão, ao ser chamado por Deus, obedeceu e saiu para uma terra que Deus lhe prometeu dar.” Hebreus 11:8

 OBJETIVOS EDUCATIVOS:  Ao final da lição as crianças poderão:

  • Entender que muitas vezes Deus demanda que tenhamos fé ainda que não saibamos para onde ir ou não conheçamos os detalhes.

  • Tomar a decisão de obedecer a palavra de Deus sempre.

  • Decidir levar um estilo de vida que crê e obedece a palavra de Deus.

QUEBRA-GELO: A viagem de Abraão. Materiais: Uma venda para os olhos e vários objetos para colocar como obstáculos no caminho. Separe as crianças em duplas. Um de elas será a guia e a outra terá os olhos vendados. A criança de olhos vendados será colocada no inicio de um caminho montado com obstáculos. A sua companheira deverá guiar a criança de olhos vendados até o final do circuito somente com as suas indicações, sem tocar nela.  Faça passar a cada criança pela experiência de caminhar sem saber a onde vai.

Converse com as crianças, de como é difícil seguir alguém com os olhos vendados, falar sobre as dificuldades, medo, insegurança, ao estarem com os olhos vendados, mas elas confiaram, em todo momento, em seguir a voz do guia.

Alguma vez fez alguma viagem muito longa sem saber qual era o destino? Com certeza não!

Hoje começaremos a estudar a vida de um herói da fé muito famoso, que fez uma longa viagem porque o Senhor mandou, sem saber o destino nem o lugar onde seria. Este homem se chama Abraão!

 HORA DA PALAVRA

 Gênesis 12:1-9

 FIGURA 1

A Bíblia nos conta que há muitos anos atrás existia um homem chamado Abrão. Ele morava com sua família numa cidade chamada Ur dos Caldeus.
Abrão morava com sua esposa Sarai, seu pai Terá e seus dois irmãos: Harã e Naor. Um dos sobrinhos de Abrão se chamava Ló. Ló era filho de Harã. Naor era casado com Milca.
Sarai, a esposa de Abrão, não podia ter filhos, porque ela era estéril.
Ur dos Caldeus ficava na Babilônia, e era um lugar onde as pessoas acreditavam em vários deuses e os adoravam.
Deus não aprovava o tipo de vida que o povo de Ur dos Caldeus vivia e, então, ordenou que Abrão saísse do meio daquele povo e fosse à uma terra que já estava preparada, a Terra Prometida: Canaã.
Certo dia o Senhor Deus disse a Abrão:
— Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei. Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo.

FIGURA 2

Abrão , então começou com os preparativos da viagem, eram muitos detalhes e muito trabalho. Quando as pessoas perguntavam o que ele estava fazendo, ele respondia:

-Deus me chamou, ele pediu para fazer uma longa viagem!

Com certeza as pessoas perguntariam para ele aonde estava indo.

-Eu não sei ao certo. Eu somente sei que Deus me chamou e cuidará de mim no caminho. Ele me prometeu que me daria uma grande descendência e eu cri nele e o obedecerei!

Abrão tinha setenta e cinco anos quando partiu de Harã, como o Senhor havia ordenado. Ele não ficou preocupado, nem perguntou para Deus como dele sairia uma grande nação, já que não tinha filhos, pois sua esposa não podia engravidar. Ele não ficou perguntando como seria isto, nem ficou querendo saber detalhes. Ele simplesmente obedeceu.
Abrão também não conhecia o caminho, nem mesmo sabia para onde ia. O que ele sabia era que Deus o estava orientando no caminho certo, e que ele seria seu guardador e guia.

Sabem, crianças, é esta atitude de fé e obediência que todos nós devemos tomar quando o Senhor nos manda fazer alguma coisa. Devemos acreditar confiar no Senhor, obedecê-Lo com o coração cheio de alegria, ainda que pareça difícil para nós, ou ainda que não entendamos o que Deus nos mandou fazer.

FIGURA 3

Abrão sabia que o Senhor tinha o melhor para sua vida e, mais do que depressa, obedeceu, partindo com sua esposa Sarai, o seu sobrinho Ló, filho do seu irmão, e todas as riquezas e empregados que havia conseguido em Harã.

Quando chegaram a Canaã, Abrão atravessou o país até que chegou a Siquém, um lugar santo, onde ficava a árvore sagrada de Moré.
Naquele tempo os cananeus viviam nessa região. Ali o Senhor apareceu a Abrão e disse:
— Eu vou dar esta terra aos seus descendentes.
Naquele lugar Abrão construiu um altar a Deus, o Senhor, pois ali o Senhor havia aparecido a ele.
Depois disso Abrão foi para a região montanhosa que ficava ao leste da cidade de Betel e ali armou o seu acampamento. Betel ficava a oeste do acampamento, e a cidade de Ai ficava a leste. Ali Abrão também construiu um altar e adorou o Senhor.
Depois ele foi andando de um lugar para outro, sempre na direção sul da terra de Canaã.
Abrão não sabia onde ficava a terra da qual Deus havia falado. Mas ele creu no Senhor e obedeceu.

Não foi fácil para Abrão deixar sua família e seus amigos. Abrão poderia ter pensado:
“— Por que deixar minha terra, minha família? O que Deus deseja de mim não pode ser feito aqui mesmo?”
Porém, Abrão não questionou, ele obedeceu. Ele sabia que Deus era bom e confiava em sua proteção.
Abrão guardou em seu coração a promessa que o próprio Deus havia lhe feito.
Deus escolhera a Abrão para ser pai de muitas pessoas. Ele desejava que Abrão contasse para essas pessoas como Ele era bom.
Abrão seria conhecido como uma pessoa muito importante. Ele seria uma bênção para o mundo inteiro. Através de seus filhos, netos, bisnetos, nasceria Jesus.
Abrão não sabia o que poderia encontrar, os perigos que passaria… O que ele sabia era que podia contar com a proteção de Deus, que o havia chamado.
E assim aconteceu. Durante toda a viagem e na nova terra, Deus cuidou dele e de toda a sua família.
Se você quer ser feliz e abençoado por Deus, tenha fé, acredite na Palavra de Deus e seja obediente como Abrão.
Qual foi a ordem que Deus deu para Abrão?

O que você acha que teria acontecido se Abraão não houvesse obedecido a voz de Deus?

Qual era o nome da esposa de Abrão?

De que tamanho seria a família de Abrão?

Abrão tinha filhos ?

O que aconteceu com Abrão por ter obedecido a voz de Deus?

O que devemos fazer quando Deus nos manda fazer algo?

Quais são as consequências da desobediência?

Quais você acha são as consequência de um coração obediente?

 MOMENTO DE ORAÇÃO:

Líder ore com as crianças pedindo perdão se alguma vez foram desobedientes aos mandamentos do Senhor, ore pedindo um coração obediente e cheio de fé. Declare juntamente com eles que aquilo que o Senhor pedir, eles obedecerão!

 ATIVIDADE:

 Materiais:

- Palito de picolé

- Tesoura

-Cola

-Lápis de colorir

- Uma copia da folha da atividade e o recorte da figura de Abrão

Entregue a folha com o desenho da família de Abrão,  recorte pela línea de pontos.

Peque a figura de Abrão e pregue um palito de picolé por trás. Coloque a figura de Abrão na folha da atividade onde foi recortado. Mova a figura de Abrão segurando pelo palito de picolé, seguindo o chamado de Deus.

PRA. GABRIELA PACHE DE FIÚZA
Fonte:  http://portalsementinhakids.com/

1 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo Blog e pelo estudo. Que o Senhor continue abençoando sua vida.
Esse estudo é indicado pAra qual idade?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...