x_bef1461

Seguidores

Páginas

quarta-feira, 8 de maio de 2013

DEUS É MINHA FORÇA

DEUS É MINHA FORÇA_ Um Plano de Aula para a Lição Bíblica de Davi e Golias

“Grandes coisas fez o Senhor por nós, e, por isso, estamos alegres.” Salmo 126.3

Se por um lado as lutas não param de se levantar, por outro O Deus Maravilhoso nos dá capacidade para conseguirmos preparar uma aula bem interessante para suas ovelhinhas tão queridas, as crianças.
É com muita alegria no coração que vou tentar descrever da melhor maneira possível a abençoada aula que pretendo dar às crianças neste domingo.
Para quem é novato aqui no blog e gostaria de acompanhar as lições que utilizo para ensinar a Palavra de Deus as crianças é só clicar na barra lateral a sua esquerda na palavra PLANJ + O TÍTULO DESEJADO. Todo mês eu posto uma série de Lições Bíblicas novas.
Este mês estamos trabalhando com as crianças o
Planejamento QUEM É DEUS?_parte 2.
Nesta semana eu vou dar a Lição DEUS É MINHA FORÇA.
Atenção!!!
No final desta postagem vou deixar um link para quem desejar baixar os materiais e atividades mencionados.

Confira o meu Plano de Aula

(Procuro sempre chegar antes das crianças, pelo menos 30 à 40 min. Para arrumar a sala e o material que será utilizado. Quando chegamos cedo temos tempo de organizar tudo com calma, porque quando chegamos junto com as crianças fica difícil arrumar o que é necessário, sendo que precisamos dar atenção à elas.)

RECEPÇÃO E MOMENTO DE ADORAÇÃO
Conforme as crianças forem chegando anoto os nomes completos de cada uma delas e suas idades no Caderno de Oração.
No período inicial da aula estou levando a dinâmica do Versículo Fatiado do Salmo 5.3. Nesta aula selecionei este versículo que fala de apresentarmos a nossa oração pela manhã ao Senhor, e como a aula é de manhã antes de começarmos a orar vou levar uma cartolina com esta figura do menino orando abaixo, colada e as partes do versículo para que eles me ajudem a montar o mesmo, terminando de completar o cartaz.

Depois de montarmos o versículo vou conversar com as crianças sobre iniciarmos os nossos dias falando com Deus. Inclusive preparei uma atividade para as crianças que já sabem escrever realizar durante a semana. Selecionei um versículo que fala sobre oração no livro de Salmos para cada dia da semana eles copiarem numa folhinha com um desenho para colorir e terão que trazer pronta no próximo domingo. Não vou dizer que quem fizer vai ganhar um brinde, porque senão as crianças realizarão a atividade com a motivação errada, pela premiação. O que eu quero é que elas criem o hábito de orar e estudar a Palavra do Senhor todos os dias, mas no domingo que vem quero levar um saquinho de doces, ou pirulito, ou bombom e premiá-las pelo seu esforço.
Neste mês, estamos ensaiando com as crianças os louvores que farão parte do nosso Culto Infantil em Outubro. O louvor de abertura será Preciso de Ti do Diante do Trono, que uma criança irá cantar. Então vou iniciar a aula com este louvor e depois orar.

MOMENTO DE CELEBRAÇÃO
Este período é sempre marcado por muitos sorrisos e alegria, pois as crianças ficam prestando bastante atenção como a “Tia Karol” vai fazer a coreografia para eles aprenderem. É muito legal!!!
Não sei se vamos conseguir cantar os três louvores bem animados que estamos ensaiando também para o Culto Infantil, devido as outras atividades, mas dependendo do tempo vamos louvar:
Pra Jesus Louvar – Cd Clube da Cristina Mel
Rock Gospel – Cd Cristina Mel e os Vegetais
Perna, Dedo e Mão – Cd Cristina Mel e os Vegetais

Procurem adquirir este Cd ou Dvd Cristina Mel e os Vegetais, vocês vão ver como seus alunos vão amar. É bem interessante, porque para quem tem grupo de coreografia com crianças na Igreja, tem uma coreografia para cada louvor. Fica aqui a dica.

ORAÇÃO E LIÇÃO-BÍBLICA
Após o Momento de Celebração realizo mais uma oração para pedir que o Senhor fale ao coração de cada pequenino. É bom também, porque aquelas crianças que chegaram atrasadas e não participaram da Oração Inicial tem sua oportunidade de falarem com Deus.
Vou utilizar estes visuais para ensinar a história bíblica da vitória de Davi sobre Golias.






Confira a história bíblica numa linguagem prática para ensinar as crianças no Planejamento que eu mencionei no início desta postagem.
O ideal é que você aprenda a contar a Lição – Bíblica com suas palavras, recorrendo à leitura de alguns versículos do texto-bíblico para mostrar que aquela história está realmente na Palavra de Deus e não ficar lendo o tempo todo. A leitura de muitos versículos bíblicos, como esta história bíblica, por exemplo, de Davi e Golias ou do texto para o professor que eu coloco no Planejamento é cansativa e não deve ser feita quando você for ensinar a Palavra de Deus às crianças.

VERSÍCULO DO DIA
No final da Lição-Bíblica vou mostrar o mini-cartaz que fiz falando que Deus é nossa força.

LANCHENesta aula, vou fazer um pouco diferente, geralmente realizamos a Hora do Lanche após as atividades, mas eu vi a Irmã Maria Alice, que trabalha comigo no Ministério Infantil, fazendo e vou copiar, ela dá o lanche depois da Lição Bíblica. Variar algumas partes da aula de vez enquanto faz bem.
Antes de servirmos, apresentamos tudo à Deus.
Jesus, no relato da 1ª Multiplicação dos Pães e Peixes, apresentou os alimentos dando graças à Deus.(João 6.11)ATIVIDADES DO DIABaixando todos os anexos relacionados a esta aula, você verá que eu coloquei uma atividade de Cruzadinha, que eu mesma elaborei e que na minha opinião ficou muito legal (Mas eu sou suspeita para falar né. Vejam e deixem suas opiniões.) para os Juniores e para crianças menores coloquei um desenho de Davi vitorioso sobre o Gigante. (Quero deixar aqui o meu “Muito Obrigada!” a minha querida parceira de Ministério Infantil Sheila, que teve o trabalho de scanear o desenho da Atividade do Jardim para mim.)Depois que todos tiverem terminado as atividades vou levar o DVD Midinho – O Pequeno Missionário vol. 2 que tem a história de Davi e Golias para passar para as crianças.
MOMENTO DAS DOAÇÕES
Utilizando alguma passagem bíblica de alguém que deu o seu Dízimo e a sua Oferta explico as crianças à importância de ajudarmos a Casa do Senhor. Recolho as doações que foram trazidas, faço uma oração agradecendo e pedindo a bênção da Prosperidade sobre a vida das crianças e depois pergunto quem precisa do envelope do Dízimo, e ou da Oferta.

ENCERRAMENTO
No final da aula reúno as crianças para entregar as atividades que foram feitas. Preparei um Cartãozinho com o Versículo do Dia para todos levarem para casa.
Vou entregar a Atividade para Casa, para os que já sabem ler e escrever, e pretendo falar sobre esta tarefinha com os responsáveis, para que se possível eles incentivem seus filhos na realização dela e participem com eles do seu aprendizado. É claro que tem aquelas crianças que não contam com a bênção de ter pais convertidos e aí não dispõe desta valiosa ajuda, mas vou incentivá-las para que façam.
Realizo uma última oração colocando todos nas mãos de Deus.

RELEMBRANDO... NO LINK ABAIXO VOCÊ ENCONTRARÁ
  • Versículo Fatiado do Salmo 5.3
  • Mini-Cartaz com o Versículo do dia - Habacuque 3.19
  • 1 Atividade de Cruzadinha para Juniores e 1 Atividade para Jardim
  • 1 Tarefinha para quem já souber ler e escrever para Casa
  • Cartãozinho com Versículo do Dia
Obs: Para abrir e ver todo o conteúdo do arquivo você precisa ter o programa WinRar para descompactar.
http://www.4shared.com/file/ToYZKxHZ/DEUS__MINHA_FORA_MATERIAIS_E_A.html
Gostaria que aqueles que fizerem uso deste Plano de Aula compartilhassem comigo os resultados. Eu fico muito feliz de saber das bênçãos nos ministérios dos meus irmãos em Cristo.
Ah, e se alguém tiver uma idéia legal para ser realizada dentro deste tema "Davi e Golias" e quiser me enviar ficarei feliz de postar suas sugestões.
Deus os abençoe!!!

Fonte: http://karolpoerner.blogspot.com.br/2010/09/deus-e-minha-forca-um-plano-de-aula.html

1 comentários:

criancas com cristo disse...

A paz do senhor amei seu blog e já estou seguindo! muito conteúdo bom,gostaria que vc add o meu blog e também o divulgasse em sua lista.É um prazer saber que temos servas do senhor investindo no ministério infantil parabéns.bjs!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...