x_bef1461

Seguidores

Páginas

sábado, 22 de setembro de 2012

Estudo Bíblico sobre Cosme e Damião


Ensino Bíblico para as crianças esclarecendo sobre "Cosme e Damião"


A sugestão a deixar é um texto-bíblico que pode ser usado como base para ensinar porque Deus é contra as crianças comerem doces que são entregues em homenagem a Cosme e Damião, em Daniel capítulo 1 a Palavra de Deus nos traz o exemplo de Daniel e seus amigos que decidiram  não comer as refeições oferecidas aos ídolos da Babilônia, pois não são palavras minhas que condenam essa prática, mas é o próprio Senhor Deus.


No dia 27 de Setembro é comemorado no mundo o Dia de Cosme e Damião. Nesta data criou-se o costume de entregar doces para as crianças, é importante que ensinemos as crianças sobre o erro dessa prática e as alertemos a não comer os doces que são distribuídos.
Cosme e Damião eram seguidores de Jesus Cristo. Eles nasceram na Arábia no terceiro século depois de Cristo, eram gêmeos e seus pais eram crentes em Jesus. Quando cresceram, foram estudar num lugar chamado Síria, e lá se tornaram médicos. Mas eles tinham um apelido muito interessante: "ANARGIROS", que significa "INIMIGOS DO DINHEIRO"; pois eles não cobravam nada, nenhum centavo pelo trabalho deles. E já que eles trabalhavam de graça, começaram a se tornar conhecidos atraindo assim muita gente para ouvir a mensagem que eles pregavam sobre o salvador, Jesus Cristo, nosso Senhor.
Havia um homem muito mau que odiava os cristãos. O nome dele era Diocleciano, o imperador romano. Esse homem perverso mandou para a cidade de Egéia, onde estava Cosme e Damião, um representante de nome Lísias. Então, sob o comando de Lísias começaram a torturar Cosme e Damião.Finalmente, depois de torturá-los bastante... Cortaram suas cabeças. E foi assim que eles morreram no ano 283 depois de Cristo. 
Diocleciano, o imperador romano odiava os cristãos porque eles eram fiéis a Jesus Cristo e não adoravam os ídolos fabricados por mãos humanas. Lísias mandou que eles adorassem ou se ajoelhassem diante de algumas imagens, porém como seguidores de Jesus, nunca poderiam fazer isso. A Bíblia diz: não farás para ti imagens de esculturas, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem debaixo da terra. “Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou zeloso”. Êxodo 20: 4, 5
Então, por obedecerem às ordens de Deus e não se encurvarem ou rezarem ás imagens, é que eles foram mortos. Jesus falou: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao pai,senão por mim".(João 14: 6)
Portanto, não adianta pedir nada a Cosme e Damião, a São João, São Paulo, Santa Maria ou outro "Santo" qualquer. Devemos buscar somente a Jesus, filho de Deus. Foi ele que morreu por nós numa cruz, ressuscitou ao terceiro dia e hoje roga a Deus por nós. (1ª Tim. 2:5 I João 2:1)Os doces entregues as crianças neste dia são oferecidos aos "SANTOS" em algum terreiro de macumba ou centro espírita como pagamento de promessas.Ensine a criança que ela aceitando esses doces e os comendo estará apoiando e concordando com o erro daqueles que entregam esses doces.
A Bíblia diz que não pode haver amizade entre luz e escuridão, nem entre Jesus e o diabo. (2ª Corintios 6:14-16) E a Bíblia diz mais: "DEUS É LUZ E NELE NÃO HÁ TREVAS NENHUMA". Além disso esses que parecem ser "santos" nos terreiros ou centros, são na realidade demônios (ajudantes do diabo) que estão enganando as pessoas.(1ª Co. 10:19 a 21).

Adaptado de um folheto de evangelização,A VIDA DE COSME E DAMIÃO uma co-produção APEC-CPR
Fonte: http://evangelizandoacrianada.blogspot.com.br

 

18 comentários:

Sandra Stegues disse...

Olá, irmãzinha, muito bom esse texto e bastante esclarecedor, é disso que as pessoas precisam, as vezes praticamos as coisas erradas, por não conhecermos a verdade, a própria palavra nos diz em Mateus 22:29 "Errais, não conhecendo as escrituras..."
Parabéns pela postagem!
Agradeço a Deus por sua vida.
Beijo!

Unknown disse...

Fiquem satisfeita por essa explicação do dia de hoje.Sou Evangélica mas meus pais e irmãos não.
Vai me ajudar muito para eu conversar com eles sobre não comer esses doces;
A Paz esteja convosco.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se nos feriados santos vc deixa de trabalhar tbm?!

Unknown disse...

Eh um absurdo comparar dois homens de Deus com ídolos dá Babilônia, homens que morreram por não renegar o nome de Deus, jesto que muitos hoje que vivem dentro de igreja não faria...Os doces dados em dia de Cosme Damião pode ser comparado com. Ovos de Páscoa é a msm coisa, não acho que o fato de doces serem dados pela fé de pessoas em duas outras pessoas que foram boas, fariam algum tipo de mal pra criança, fico abismada como as pessoas hoje distorcem as coisas...E quero deixar bem claro que não sou católica e creio somente em Deus!!!

Unknown disse...

Inventando moda:

Os doces distribuídos no dia de São Cosme e Damião não são em homenagens a eles. É que os escravos da África qdo vieram para o Brasil, eles foram proibidos de adorar seus orixás, etc. Então arrumaram uma maneira de "bular/esconder"sua real adoração. Na época da escravatura no Brasil, os escravos africanos criaram uma maneira criativa e inteligente de enganar os senhores de Engenho. Invocavam seus deuses Orixá, Oxalá, Ogum como São Sebastião, São Jorge e Jesus, e os negros bantos identificaram Cosme e Damião como os orixás Ibejis em um sincretismo religioso. E fizeram o mesmo com outros santos.
Os negros bantos identificaram Cosme e Damião como os Ibejis: divindades gêmeas, sendo costumeiramente sincretizadas aos santos gêmeos católicos [Cosme e Damião]. A grande cerimônia dedicada a Ibeji acontece, no dia 27 de setembro, quando comidas como caruru, vatapá, bolinhos, doces, balas (associadas às crianças, portanto) são oferecidas tanto a eles como aos frequentadores dos terreiros.
o costume de distribuir doces e comidas às crianças no dia 27, foi um costume introduzido pelo candomblé.

Unknown disse...

Acreditamos no que diz a bíblia, que é a palavra de Deus, aonde diz: somente ao senhor teu Deus adoraras e SÓ a ele prestará culto Lucas 4:8. Servimos somente a um Deus, nao existe outro para nós.

Luiza disse...

Muito bom essa explicação

Unknown disse...

Adorei seu comentário penso o mesmo, porq só faziam o bem .

Unknown disse...

Infelizmente muitas pessoas não dão esses doces pela fé.

Já participei de um centro espírita e lá os doces eram oferecidos aos demônios e crianças que frequentavam o centro e tinha alguma doença, se fazia um ritual onde essas crianças copiam nos doces e a doença passava para outra criança. É real e eu participei disse.

Precisamos fazer como Daniel se abster dos manjares do Rei deste século

Tais disse...

Um resumo da vida dos gêmeos cristãos. É um alerta para nós cristãos orientarmos nossas crianças na Palavra de Deus. "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."

Provérbios 22:6

Tais disse...

Só o fato de "enganar de maneira criativa e inteligente" é suficiente para mostrar as crianças o quanto Deus abomina o engano e a mentira. Não comer esses doces é um testemunho de não participar desse costume pagão.

Unknown disse...

Muito bom

Unknown disse...

Muito bom esse texto

Unknown disse...

Muito bom essa explicação❤❤😍

Unknown disse...

Muito bom essa explicação❤❤😍

Unknown disse...

Muito bom esse texto

Unknown disse...

Muito bom

Unknown disse...

Verdade

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...