Seguidores

Páginas

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Natal no Ministerio Infantil

Palavrinha que da até arrepios em alguns lideres de ministério infantil.
Mas pense por um lado que época fantastica para falar do nascimento de Jesus!
É uma epoca onde temos que girar o foco dos presentes ceia de natals e lembra-las que todos recebemos um grande presente de Deus, Jesus. Cantatas peças tudo pode ser usado como ferramenta para dizer esta mensagem as crianças e suas famílias. Veja os motivos de porque contar sobre o nascimento de Jesus as crianças este mês:
*Crianças recebem muitas visitas… isto aumenta a oportunidade delas falar das boas novas a toda familia.
*Criança podem celebrar o plano de Deus  para suas vidas através do nascimento de Jesus!
O que você fará neste natal para celebrar o nascimento de Jesus?

Ministério Infantíl: Aula: Luz do Mundo

Ilustrações:
Faça seis (6) corações de papel cartão com aproximadamente 35cm de comprimento por 33 cm de largura, ou do tamanho adequado para sua classe.  Recorte a parte interna do coração, deixando apenas uma moldura de cerca de 5cm de largura.  Cole papel celofane na abertura, preparando um coração das seguintes cores; amarelo, azul, verde, vermelho e branco.  Cole cartolina preta no sexto coração.  Segure uma lanterna acesa atrás do coração como menciona na lição.  A luz representa o Senhor Jesus Cristo (João 99;5) mas Ele quem brilhar através de todos os que crêem n’Ele.  (Mateus5:16)
Lição:
As vezes, a luz do crente fica distorcida, porque o seu testemunho não é claro.  (Coloque a lanterna acesa atrás do coração amarelo).  Esse coração nos lembra os medrosos.  O Senhor Jesus quer brilhar através da pessoa, mas ela esta sempre “amarela” e pálida, com medo de falar de Cristo aos seus amigos, para não ser zombada por eles.  Um crente covarde não pode levar outras pessoas a Cristo.

Agora (coloque a lanterna acesa atrás do coração azul), o Senhor Jesus quer brilhar através desta vida, também, mas este é o cristão triste.  Vê tudo “azul escuro”, como o céu num dia nublado.  Este tipo de crente murmura e reclama de tudo.  Em João 15:11, Cristo diz que Deus quer que o crente seja cheio de alegria.  Se ele é realmente feliz, outras pessoas vão desejar conhecer o seu segredo e entregarão a vida ao Senhor.
(A seguir, coloque a lanterna acesa atrás do coração verde) Esta é a vida cheia de ciúmes.  E o tipo de crente que fica “verde” de inveja.  Ele quer Ter sempre a ultima palavra.  Desse modo, a luz de Cristo não pode brilhar através dessa pessoa.  (Prov.14:30)
O próximo coração é o vermelho.  Ele fala de pessoas que perdem a calma e ficam vermelhas de raiva.  Pessoas que falam palavras duras que ferem os outros.  Crentes que gostam de detratar os outros, que espalha ódio em vez de amor.  Salmo 37:8.
Como alguém pode ver a luz de Cristo num viver assim?
O coração seguinte é o branco.  Este é o crente sincero e transparente.  Essa pessoa mostra o Senhor Jesus através de uma vida reta e limpa.  As pessoas logo desejam conhecer a Cristo atraídas pelo testemunho desse tipo de crente (l João 1:7).
Que tipo de pessoa é você?  Talvez você se assemelhe a este último.  (Coloque a lanterna atrás do coração coberto com cartolina preta).  Nem um luz brilha em você.  Isso quer dizer que você ainda não conhece a Cristo.  O pecado domina o seu coração.  Sendo assim, peça-lhe para tirar o seu pecado, através do sangue que Ele derramou na cruz do calvário.  Desse modo, você se tornará filho de Deus(João 1:l2).  Depois disso, você poderá viver um vida de pureza e santidade, brilhando por Cristo onde quer que se encontre.
Você é a luz do mundo!  
TEXTO: “Você é a luz do mundo…” Mt 5:14
ASSUNTO: Testemunhando
SINOPSE: Filipe conheceu um homem etíope e lhe falou sobre Jesus.  Este homem se tornou um crente.  (Atos 8:26-40)
Perguntas chaves:
1- Você alguma vez falou de Jesus a outra pessoa?
2- O que você pensa entende quando ouve a palavra “testemunhando?”
3- Os adultos são as únicas pessoas que podem falar da salvação em Jesus?
4- Como você ouviu falar de Jesus pela primeira vez?
 Hoje, eu quero lhe contar uma história da Bíblia que é sobre você.  Um dia um homem estava passando na carruagem dele.  Este homem era do país chamado Etiópia.  Esse país localiza-se na África.  Ele era um homem importante, era o responsável por todo o dinheiro do Candace, a Rainha da Etiópia.  Ele estava lendo a Bíblia na carruagem.  Ele estava lendo o livro de Isaías.  Mas este homem teve um problema.  Ele não entendeu o que estava lendo.  Ele precisou de alguém para lhe ajudar a entender.  Ele precisou alguém para explicar o que lia.  Enquanto isso, um anjo apareceu a um dos discípulos de Jesus.  Este discípulo era Filipe.  Você alguma vez ouviu falar de Filipe antes?  Ele seguiu a Jesus e O amou muito.  O anjo disse a Filipe que fosse para uma certa estrada entre Jerusalém e Gaza.  Filipe não foi em um carro ou pegou um ônibus, essas coisas ainda não tinham sido inventadas.  Ao invés disso, ele correu!  Nessa estrada, Filipe viu a carruagem do homem etíope.  Filipe correu para ao lado da carruagem.
 Quando ele viu o que o homem estava lendo, ele perguntou se o etíope estava entendendo.  O homem convidou Filipe para subir na carruagem.  Ele convidou Filipe a explicar as Escrituras para ele.  Filipe explicou que o que o etíope estava lendo em Isaías referia-se a Jesus.  Filipe convenceu o etíope que Jesus é o Messias.  Filipe falou ao homem etíope que ele também poderia ser parte da família de Deus por causa da morte de Jesus na cruz.  O homem etíope ficou muito entusiasmado!  Ele perguntou se ele poderia se tornar um cristão ali mesmo!  Naquele dia ele se tornou um membro da família de Deus.  Neste momento dobre o papel na linha pontilhada.  Dobre as duas linhas pontilhadas para formar a imagem final de uma vela.  Filipe deixou o brilho claro dele lustre para Jesus.  Ele fez isto contando aos outros sobre Jesus, e os convidando a se tornarem da família de Deus.  No início da história eu falei que a história era sobre você.  Nessa história da Bíblia você deve fazer o mesmo que Filipe fez.  Isso porque a Bíblia nos fala que nós somos a luz do mundo.  Deus espera que nós brilhemos nossa luz, como Filipe fez!  Jesus quer que nós compartilhemos as boas-novas com todos as pessoas que nós encontramos.
Material Necessário
1 lanterna
1 lanterna de bolso
1 lâmpada ligada a um fio
1 abajur
1 palito e caixa de fósforos
1 vela grande sobre um castiçal
1 vela pequena de aniversário
1 lamparina Modo de Preparar Disponha sobre a mesa, em fila, as luzes que você têm.  Retire as pilhas da lanterna pequena e coloque-as no final da fila.  Rotule as baterias com a frase “Luz do Mundo” e deixe-as ali até à conclusão da lição.
Mensagem Apresente Mateus 5:14 em suas próprias palavras.
Nem todas as pessoas emitem o mesmo brilho por Jesus, mas todas devem brilhar para Ele de alguma forma.  Estes diferentes objetos emitem alguma forma de luz, mas todos transmitem a luz (demonstre acedendo cada um para que vejam a diferença e deixe as velas acesas).
As lanternas são úteis em diversas circunstâncias porque são portáteis; não necessitam estar ligadas à tomada.  Essa forma de luz nos ajuda em momentos de dificuldade e chega aos lugares mais difíceis, como quando se quer verificar algo debaixo do carro, em um buraco, etc.
O abajur não apenas provê luz para leitura, mas também é uma peça decorativa.  Os fósforos são necessários para podermos acender velas, no caso de acabar a energia.  Claro, a vela de aniversário destina-se estritamente à decoração e celebração.  Ela traz alegria a toda festa.
Este velho lampião provê luz barata quando não há energia.  Muitos de nossos avós e bisavós dependiam desse tipo de luz em seu lar.
Cada cristão também tem uma luz que deve brilhar para um propósito especial.  Vejam, esta lanterna não consegue emitir luz porque não tem aquilo que ela precisa para que a luz apareça.  Assim como a lanterna, nós também não poderemos brilhar sem Cristo, porque “Ele é a luz do mundo” (João 1:4-9).
(Pegue as pilhas e mostre-as enquanto fala.  Coloque-as na lanterna para demonstrar a fonte de energia.  Se desejar, cante com as crianças “Luz Bendita, Luz Gloriosa” ou peça para alguém cantar).
REFLEXÃO A luz foi criada para brilhar.
De nada adianta uma luz se ela estiver apagada, quebrada ou desconectada.
Da mesma forma, de nada adianta viver se não for para “brilhar”.  Você pode fazer a diferença onde estiver.  O seu brilho deve ser percebido através do seu modo de agir, pensar e falar.  É assim que podemos brilhar por Jesus.  Deus criou você para brilhar, por isso, assim como a lanterna depende da pilha para refletir a luz, você deve estar sempre ligado à fonte de energia que é Jesus.
(No final da apresentação, cante com os alunos o hino “Minha pequenina luz”.)
Atividades
http://estudoscristaos.com/2009/10/ministerio-infantil-aula-luz-do-mundo.html/trackback

Ministério Infantíl: Aula – Dorcas uma costureira bondosa !

Planejamento de Aula Texto: Atos 9: 36-42
Objetivo: Ensinar sobre a benevolência ( devemos ajudar as pessoas ao nosso redor)
Conteúdo: Uma costureira bondosa Versículo: “ e não nos cansemos de fazer o bem.  Gálatas 6:9” Pode-se fazer o versículo em um desenho de uma camisa.  Fica muito legal.
Conclusão: Memorização do versículo e compreenderem que ajudar ao próximo agrada o coração de Deus.  Você também pode ajudar.  Qua tal começar hoje mesmo?
1) Dar boas vindas
2) Contar as novidades
3) Pedir para uma criança orar pelos amiguinhos
4) Louvor: Celebrai a Cristo, celebrai…  (outros)

5) Memorizar o versículo
6) História ?  Quem já ajudou alguém?  O que você sente quando ajuda alguém?  ?  Dorcas era costureira – o que ela fazia?
Uma costureira bondosa Dorcas amava muito a Jesus.  Ela era uma costureira.  Costurava roupas lindas.  Dorcas viu umas criancinhas com roupas velhas, velhas.  Viu as mães das criancinhas com roupa toda remendada.
- Vou costurar roupas novas para vocês – falou.
Dorcas costurou uma porção de roupas bonitas.  Deu-as para as criancinhas e para suas mamães.
- Muito obrigado pelas roupas – disseram as crianças.
Todos na igreja amavam a boa costureira.
Mas, um dia, que tristeza!  Dorcas adoeceu e morreu.
As pessoas choravam e choravam vendo sua amiga morta.
Alguém lembrou:
-Pedro, o discípulo de Jesus, está numa cidade aqui perto.  Ele Pode vir e nos animar e nos consolar com orações.  Vamos Chama-lo.
Dois homens foram depressa chamar Pedro.  Quando Pedro Chegou, as mulheres, chorando, mostraram-lhe as roupas que Dorcas lhes tinha dado.  Falaram de como ela era bondosa e amada por todos.  Pedro pediu:
- Deixem-me sozinho aqui no quarto, ao lado do corpo de Dorcas.
As pessoas saíram.  Pedro ficou só.  Ele orou e orou.
Pediu que Deus fizesse Dorcas viver de novo.  E Deus ouviu a oração de Pedro: Dorcas voltou a viver.  Pedro a levou e a mostrou viva às pessoas.  Foi uma alegria imensa.  A boa amiga Dorcas estava com elas outra vez.
Atos 9:36-42
7) Lembrar o versículo : : “ e não nos cansemos de fazer o bem.  Gálatas 6:9”
8) Atividades: Recortar o bonecos e colocar as roupinhas.
http://estudoscristaos.com/2009/11/ministerio-infantil-aula-dorcas-uma.html/trackback
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...