x_bef1461

Seguidores

Páginas

sábado, 12 de fevereiro de 2011

A mulher sábia edifica sua casa

Tema: Sabedoria
Texto: Pv 14:1
       “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba”.
Classe: Sociedade Feminina

INTRODUÇÃO
Inicialmente é necessário conceituarmos sabedoria, já que o mundo considera Sabedoria como uma grande soma de conhecimentos, ciência, erudição humanas, tais como Psicologia, Pedagogia etc. E o que a Sabedoria bíblica significa? No hebraico original (hokhma) personifica a literatura sapiencial, as Escrituras, tendo ela sempre razão, já que manifesta a vontade de IHVH, Adonai.


A Palavra de Deus nos permite comparar a construção de uma casa à construção de um lar cristão. Como então, construir um lar cristão segundo a sabedoria de Deus?
 
I. CONSTRUINDO OS ALICERCES
Na construção civil, o solo arenoso ou barrento, no momento da construção pode parecer firme, mas se vierem intempéries, chuvas, ou se houver um lençol de água subterrâneo, poderão abalar os alicerces e rachar a estrutura da casa. Toda a construção poderá ruir, desperdiçando os esforços e dinheiro gastos. Necessário se faz a construção de um arrimo – alicerce – em pedra, para sustentar a edificação. Da mesma forma na construção de um lar cristão.

1.1. ONDE CONSTRUIR UM LAR CRISTÃO?

NÃO SOBRE A AREIA
As filosofias e religiões que o mundo oferece, são inconstantes e passageiras – “Ventos de Doutrina”
Ef 4.14 - “para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.”

Tomemos como exemplo a década de 60, quando o mundo acreditou que a solução para os problemas do homem seria o comunismo, uma sociedade igualitária, social e economicamente. Muitos jovens deram suas vidas por esse ideal, e depois, a experiência mostrou que não era eficaz. A URSS se desfez , na Alemanha o muro de Berlim ruiu, a China está abrindo suas fronteiras para o capitalismo... “Construção sobre a areia.”

Um outro exemplo foi a geração dos anos 70 que achou que era infeliz por causa da repressão e rigores educacionais. O que eles precisavam era maior liberdade de expressão (lembram o movimento hippie?). Criaram seus filhos dentro dessas “verdades” – formaram uma geração de insubordinados, filhos envolvidos com drogas, sem qualquer padrão moral. Homens dos últimos dias. “Construção sobre a areia.”

2Tm 3:1-4 “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus”.

SOBRE A ROCHA
Deus não muda e tudo que faz é perfeito.
Ef 2:20-21 “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor”
Dt 32:3-4  "Porque proclamarei o nome do SENHOR. Engrandecei o nosso Deus. Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto".

O Pentateuco foi escrito por Moisés há mais ou menos 3.400 anos atrás (1.450 AC), lá no Oriente, uma outra cultura, um povo que não conhecemos. Mas, apesar disto, não trata de qualquer fato ou assunto que não possamos compreender hoje, Séc. XXI – homem moderno, detentor da mais alta tecnologia. Sabe por que isto é possível? Por que mesmo que a ciência, a tecnologia, psicologia etc. tenham evoluído, Deus é sempre atual. Deus não muda, porque é perfeito.

Onde construir um lar cristão? Segundo Mt 7:24,25, “Sobre a Rocha - Jesus é o arrimo”

1.2. COMO CONSTRUIR
Toda construção precisa seguir um projeto para que tenha harmonia e seja concluído.

PROJETOS HUMANOS
Os projetos do homem são imperfeitos, produto do momento que ele esta vivendo, pois não têm constância nos seus corações e mudam à medida do tempo.
Tg 1:8 “homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.”

São imediatistas, pois não sabem o que virá no dia de amanhã. Para eles a certeza da morte e a desesperança os faz viver o momento como se não houvesse mais nada.
Tiago 4:14 “Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.”.

DEUS, O ARQUITETO
Deus é perfeito em todos os seus caminhos, e tudo quanto faz será bem sucedido.
Hebreus 11:10  "porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador".
Provérbios 16:1 "O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR."

Deus, o Arquiteto que sabe todas as coisas nos dá, graciosamente, o projeto para a construção de nossos lares. A Bíblia é o roteiro, mas nós precisamos segui-lo fielmente, buscando cumprir todas as fases e etapas. Apegando-nos às suas verdades e crendo em suas promessas, pois temos a certeza de que o momento presente é um breve tempo e que teremos a eternidade para desfrutarmos das bem aventuranças do porvir.

Salmos 119:33 “Ensina-me, SENHOR, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até ao fim.”
Tiago 1:25 “Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.”

Como mulheres sábias temos a responsabilidade de edificarmos um lar, segundo a Palavra de Deus. Mas como faremos?

II. LEVANTANDO AS PAREDES E COBERTURA
Com o Projeto em mãos e o alicerce pronto, precisamos levantar as paredes e fazer a cobertura. O material que será utilizado definirá o nível de segurança e privacidade que a casa terá. Por exemplo, sabemos que uma casa de alvenaria é mais segura que uma de palha ou madeira e também dará maior proteção contra a invasão ou acesso ao interior da casa.

2.1. PRIVACIDADE E SEGURANÇA
Temos cuidado com o que entra em nossa casa? Nossos olhos e ouvidos são as portas de entrada para as informações do mundo – nosso contato com o mundo exterior. E muitas vezes, mesmo que não tenhamos a intenção, as informações periféricas nos atingirão.

CASA LIVRE “PARA” O MUNDANISMO
Uma família que não possui valores sólidos e está sempre aberta às novidades. Não existe um líder nem um comando central. Geralmente os pais ficam muito tempo fora de casa e eles próprios estão perdidos no emaranhado de informações que o mundo oferece, sem uma convicção no coração quanto a valores e padrões a serem seguidos. Os filhos ditam normas e são “donos de seu nariz”.

O que estamos lendo e vendo? (TV, filmes, livros, revistas). Você se preocupa com os filmes que seus filhos assistem? Já viu pelo menos um capítulo dessa novela teen “Malhação” e verificou a que nível de promiscuidade os jovens estão chegando? Já leu o conteúdo das revistas para adolescentes, com perguntas de garotas de 13 anos: "Posso engravidar com uma só relação sexual?".

As pessoas do mundo estão totalmente sem limite, os palavrões na presença dos pais, ou, quando os próprios pais não servem de exemplo.

Experimente assistir por alguns momentos a programação de TV disponível à família:
• Malhação: Adultério e Prostituição;
• Filmes: Vampirismo, Bruxaria, Satanismo;
• Big brother: Sexo e lascívia;
• Programas Vespertinos para o público joven: Sexo entre adolescentes;
• Programas “femininos”: Só  conversa de   baixaria,  espiritismo  e  fofocas.     Um  dia, esperando que começasse o programa Brasil urgente: Vi um programas feminino, onde mostrava um ator conhecido beijando um outro rapaz numa revista para homossexuais. E era “A” entrevista aguardada!
• Programas de humor: Brincadeiras torpes, de mau gosto, além de muita nudez.

LAR LIVRE “DO” MUNDANISMO E DEDICADO A DEUS
a) Olhos
Nossos olhos estarão fixos em Cristo e em tudo que Lhe diz respeito. O mundo e sua concupiscência não fazem parte desse lar. Mesmo que agradem aos nossos olhos, não seremos dominados.

Se todos os dias tivermos momentos de leitura com nossos filhos, ficará muitíssimo mais difícil, ao concluirmos o devocional, ligarmos a TV para assistirmos as imundices que o mundo oferece.

Outro problema seríssimo, que é ignorado por muitas famílias de crentes é o fato de colocarem a TV e o computador no quarto dos filhos e depois queixarem-se de que não administram o que eles estão vendo. É o tão decantado "direito de privacidade". Para jovens adolescentes? Direito para quê? Para pecar? Deus não nos mandou dar opção aos nossos filhos, mas sim, ensiná-los o caminho em que devem andar. E nos alertou quão enganoso é o coração do homem. Procuremos criar um ambiente de TV e computador, onde a família possa junta, desfrutar de alguns momentos e até discutir os assuntos pertinentes.

Salmos 101:3; 6  "Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará ..... Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá."
Ez 20:7 “Então, lhes disse: Cada um lance de si as abominações de que se agradam os seus olhos, e não vos contamineis com os ídolos do Egito; eu sou o SENHOR, vosso Deus.”

b) Ouvidos
Em meio a conversa com incrédulos, você participa quando o assunto é de mau gosto ou inadequado?  As pessoas incrédulas, mesmo que sejam da família, têm liberdade para contar piadas na sua presença, e você ri das suas piadas?... Ou elas ficam constrangidas em falar de determinados assuntos?

1 Coríntios 15:33  "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes."
Efésios 5:3-4  "Mas a impudicícia(1) e toda sorte de impurezas(2) ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe(3), nem palavras vãs ou chocarrices(4), coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças."
      1. Sentimento de pejo ou vergonha, produzido por atos ou coisas que firam a decência.
      2. Imundice.
      3. Obscena, sórdida, indecorosa.
      4. Gracejo atrevido e grosseiro.
Colossenses 3:16  "Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração."

2.2. ACONCHEGO
Chegar-se, para achar conforto ou agasalho.

A CASA É SÓ UM “TETO”
A casa de incrédulos muitas vezes se parece com um “Hotel de Trânsito”, um local onde guardam seus pertences e pernoitam. Não há comunhão e as pessoas quase não se vêem. As refeições são individuais e quase sempre na frente da TV.

Muitas vezes o ambiente da casa é um verdadeiro campo minado. O esposo chega em casa e ainda na porta, a esposa começa a ladainha: "o gás acabou e o almoço não está pronto; a vizinha veio reclamar que a raiz da mangueira vai rachar o muro dela; o Zezinho tem que apanhar, blá, blá, blá etc."

Outras vezes o filho chega alegre em casa, vai dizer oi e dar um beijo, a mãe alfineta: "e aí, conversou a aula toda hoje de novo? Vê se passa nas provas!" Ou senão, já começa com mau humor: "Vai, vai, troca logo de roupa e vai fazer tua obrigação".

O LAR É UM “OASIS” – UM LUGAR DE REFRIGÉRIO
Seu marido e filhos consideram sua casa como um lugar de refúgio, agradável, têm prazer em voltar para lá? Mesmo que os problemas existam, eles são discutidos na ocasião e hora adequados? Suas dificuldades são entregues a Deus e não jogadas sobre sua família.

a) Com o marido
Você espera feliz pela chegada do seu esposo, preocupada se a comida vai estar pronta, prepara as crianças e evita que tragam aborrecimentos ao pai? Ele é uma pessoa feliz em estar em casa? Uma das coisas que me deixa muito contente é ouvir do meu esposo todas as vezes que ele chega em casa, logo que ultrapassa a soleira da porta, a seguinte frase: “home, sweet home”, ou seja, LAR, DOCE LAR.

Considera seu esposo um irmão querido e só quer lhe fazer bem? Agindo assim, com sabedoria, almejamos ouvir uma canção de amor, talvez como a de cantares:
Cantares 4:9-10  "Arrebataste-me o coração, minha irmã, noiva minha; Que belo é o teu amor, ó minha irmã, noiva minha! Quanto melhor é o teu amor do que o vinho, e o aroma dos teus ungüentos do que toda sorte de especiarias!"


b) Com os filhos
Você é amorosa, mas segura, na disciplina dos filhos, sempre aconselhando à luz da Palavra, mostrando-lhes o certo e o errado, segundo Deus. Seus filhos comportam-se de forma a não envergonhar os pais, obedecendo, mesmo que às vezes não gostem das decisões, acatam como submissos a Deus.
Seus amiguinhos sabem que são diferentes e eles não se envergonham de declarar sua fé, pois aprenderam no lar, que Jesus é a Pessoa mais importante na vida. São unidos uns com os outros e mesmo quando há alguma rusga, resolvem de maneira amorosa e respeitosa. Amam os pais e sentem orgulho de serem seus filhos.

Pv 31:26  "Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua."
Pv 29:17  "Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma."
Provérbios 31:28-29 "Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas."

III. FAZENDO O ACABAMENTO
O acabamento da casa é a parte que mais agrada a nós, mulheres. Tinta, enfeites, plantas...

FACHADA
É a parte da casa que o mundo vê.

No Lar Cristão, poderemos comparar com a nossa comunhão com o mundo. Como mulheres sábias, devemos ter todo o cuidado para não sermos consideradas antipáticas aos vizinhos, mas, ter cuidado redobrado na comunhão com o mundo incrédulo.

Você deve ser respeitada pelos vizinhos, sem contudo ser frequente na casa deles. Ser prestativa sempre que alguém precisar de seus favores, mas evitar ficar dependendo de empréstimos constantes, pois isso abrirá uma porta para intimidades no seu lar.

Procure estabelecer horários para seus filhos receberem os amigos em casa e regras de comportamentos a serem obedecidas, preservando-lhes o testemunho.  E quem tem filhos adolescentes é bom ter cuidado para não incomodar os vizinhos com música alta, mesmo que sejam louvores – o "Senhor não é surdo", e isso é um mau exemplo.
Mas, principalmente, sua casa é um santuário, e deve ser preservado para que as pessoas não tenham o que falar de vocês. Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como Ele próprio disse: "Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo".
2 Coríntios 6:16-17  “Sai do meio deles...”
Salmos 1:1  “conselho dos ímpios, caminho, roda...”
Amós 3:3  “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?”

CONCLUSÃO
Como está edificada nossa casa? Estamos cumprindo nosso papel de formadora de ambiente cristão? Nosso marido é feliz? Nossos filhos são felizes?


O mundo sabe que nela moram servos de Deus? Sabem que você e a sua casa servem ao Senhor? Desejam para eles a alegria e felicidade que vêem em nós?

Provérbios 31:30-31
Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.


Amém.
http://amulhereapalavra.blogspot.com/

1 comentários:

Solismar disse...

Muito extenso para crianças

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...